Está acabando
Brasília cumpre meta e economiza 3% de energia durante o horário de verão

Termina à zero hora deste domingo (21) o horário brasileiro de verão, iniciado em 18 de outubro. Após 126 dias, moradores das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul — ao todo, 10 estados e o Distrito Federal — devem atrasar o relógio em uma hora. De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), na capital do País foi cumprido o objetivo de reduzir a demanda máxima por energia no chamado horário de ponta ou de pico, das 18 às 21 horas.
A contenção foi de 3% — ou 35 megawatts —, o que equivale a uma diminuição no carregamento do sistema correspondente à região administrativa do Gama no horário de ponta. É como se, em todos os dias do horário de verão, das 18 às 21 horas, não houvesse consumo de energia em uma localidade desse porte, que tem população estimada em 141.911 habitantes, de acordo com dados de 2015 da Companhia de Planejamento do DF.
Também foi registrada economia de até 0,2% em relação ao fornecimento de energia para o DF durante todo o horário de verão, o que equivale, aproximadamente, à redução de 60% dos gastos de energia elétrica no Gama nesse período.
Benefícios – Segundo a companhia, a queda na demanda das 18 às 21 horas significa maior flexibilidade para operar o sistema elétrico. “Com a redução de consumo, o sistema fica menos carregado, e há benefícios como a melhora na qualidade da energia e a diminuição do risco de desligamentos localizados”, explica o superintendente de Operação do Sistema Elétrico da CEB Distribuição, Marcus Sérgio Fontana.
De acordo com a CEB, as reduções ajudam ainda a adiar a necessidade de investimentos para expandir o sistema, que poderiam pressionar por um aumento de tarifas em todo o País.
Ajuda – Fontana destaca que, mesmo com o fim do horário especial, as pessoas podem continuar a evitar o consumo de energia. Algumas dicas são fazer manutenção nos equipamentos de refrigeração, usar o ferro de passar roupas por mais tempo — em vez de ligá-lo e desligá-lo várias vezes —, adequar a temperatura do chuveiro à temperatura ambiente e evitar deixar equipamentos ligados quando não há uso.
Horário de verão – No Brasil, o horário de verão foi instituído em 1931 pelo presidente da República Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase meio ano, bem como no verão seguinte. Posteriormente a adoção foi retomada em períodos não consecutivos, de 1949 a 1953; de 1963 a 1966; e a partir de 1985.
De acordo com o Decreto Federal nº 6.558, de setembro de 2008, o período oficial do horário de verão é sempre do terceiro domingo de outubro ao terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte — ou quarto, no caso de coincidir com o domingo de carnaval.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal