Carnaval
Foram registradas 32 ocorrências nos locais de folia durante o domingo

O domingo de carnaval em Brasília terminou com 32 ocorrências criminais registradas nos locais e horários de folia, 70,1% a menos que no mesmo dia do ano passado, quando houve 107 registros. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.
O número anotado ontem (7) também é inferior ao de sábado (6), quando houve 44 registros nos blocos carnavalescos. Somente o bloco Raparigueiros reuniu 150 mil foliões, número superior ao público que brincou o carnaval no sábado (100 mil). Vinte e um eventos ocorreram no domingo, 15 deles com estimativa de público acima de mil pessoas.
Das 32 ocorrências desse domingo, seis foram de furtos a pedestres e seis de roubos (quando há ameaça) a pedestres. Houve uma tentativa de homicídio na Estação Central do metrô, na Rodoviária do Plano Piloto. No local, policiais militares encontraram duas pessoas atingidas por golpes de arma branca após uma briga generalizada. Uma delas foi socorrida no Hospital Regional da Asa Norte e outra no Hospital de Base. Com a ajuda de testemunhas, o autor do crime, um jovem de 19 anos, foi preso em flagrante.
As informações referem-se até o fim dos eventos. Caso algum cidadão registre, ao longo do dia, ocorrência relativa aos locais de blocos, o dado constará do balanço consolidado da secretaria, que será apresentado ao término do carnaval.
Trabalharam nos locais de festa 1.414 policiais militares, 120 bombeiros e 120 agentes do Departamento de Trânsito (Detran). A Polícia Civil reforçou o plantão das 31 delegacias do Distrito Federal e do Departamento de Polícia Especializada.
Trânsito
Em operações conjuntas do Detran e da Polícia Militar, até as 2 horas desta segunda-feira (8), 41 condutores foram autuados por dirigir após ingerir bebida alcóolica e 51 por motivos diversos, como falta de documentos e de equipamentos obrigatórios. Além disso, 62 veículos foram apreendidos e cinco motoristas pegos dirigindo sem a carteira de habilitação.
Um motociclista morreu em uma colisão na BR-060, dentro do DF. No centro de Taguatinga, um homem de 25 anos, morador de albergue, morreu atropelado por um condutor que fugiu.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal