Solidariedade
Brasília pelo Sul: saiba como organizar e quais itens podem ser doados

Desde o início da campanha Brasília pelo Sul, promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) sob coordenação da Chefia-Executiva de Políticas Públicas, a população demonstrou a força da solidariedade doando centenas de toneladas de itens para ajudar das vítimas das enchentes que assolaram os municípios do Rio Grande do Sul (RS) após fortes temporais iniciados no fim de abril.
A fim de facilitar a remessa da grande quantidade de arrecadações para o RS, o GDF chama a atenção para a organização e escolha dos itens a serem doados pelo brasiliense. O objetivo é dar mais celeridade à triagem e, consequentemente, à remessa das arrecadações, com categorização dos artigos e envio de materiais considerados essenciais nesta etapa de cooperação aos gaúchos.
“Precisamos contribuir com o trabalho dos que estão recebendo as doações. O volume de donativos recebido é enorme. Organizar e separar as doações antes de entregá-las é uma grande ajuda. O que pudermos fazer para facilitar o trabalho faz toda a diferença”, afirma a primeira-dama do GDF, Mayara Noronha Rocha.
Identificar as doações é a medida primordial para auxiliar os que atuam nos quatro galpões da campanha Brasília pelo Sul onde são feitas a separação e o armazenamento dos donativos antes da distribuição para o estado. Só no Centro de Capacitação Física (Cecaf) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), no Setor Policial Sul, trabalham todos dias cerca de 40 militares e servidores da Defesa Civil do DF organizando os itens, onde já foram triadas e destinadas mais de 300 toneladas à base da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo envio às cidades atingidas.
“Se fosse mais assertivo, teríamos a metade do trabalho que estamos tendo. Se tudo estivesse embalado e separado, só colocaríamos no caminhão e mandaríamos direto para a base aérea. Mas temos que abrir saco por saco e caixa por caixa para triar e embalar novamente. Mas tudo isso está sendo feito com muito afinco para ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, destaca a agente da Defesa Civil Benedita Santos.
A condição dos donativos também é outro ponto importante a ser levado em conta na hora da doação à campanha. Itens rasgados, sujos e estragados estão sendo identificados durante a triagem e precisam ser separados para que não sejam enviados. Todos são acondicionados nos galpões para uma destinação futura, como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), cooperativas e associações que possam aproveitar os materiais de alguma forma.
“As pessoas lá precisam de coisas de uso imediato; então, tudo em que for percebido que não dá para usar imediatamente não serve para aquela pessoa naquele momento. Temos recebido roupas sujas ou rasgadas, sapatos sem cadarços e alimentos com validade próxima de vencer. É legítima a vontade de ajudar, mas é preciso ter um zelo”, completa Benedita.
Itens essenciais
Devido à grande quantidade de arrecadações, agora é necessário priorizar os itens que estão sendo mais urgentes neste momento para os desabrigados e os desalojados da calamidade. Após a requisição de água e roupas, a principal demanda agora são materiais de limpeza e de higiene, roupa de cama, agasalhos e alimentos não perecíveis.
“Agora as doações estão se afunilando, porque as vítimas lá estão numa segunda fase que é limpar, ver o que sobrou e o que pode ser aproveitado após as águas baixarem. Temos recebido poucas doações de produtos de limpeza”, completa a agente. Entre os itens solicitados estão água sanitária, sabão em pó, vassoura, rodo, pano de chão, escova, bucha e todo tipo de produto e material para limpeza pesada.
Confira dicas de como organizar a sua doação:
→ As roupas devem estar em bom estado, limpas e identificadas. De preferência, devem ser acondicionadas em embalagens transparentes para facilitar a visualização do que está dentro e reunidas por perfil (masculinas e femininas), idade (adultos, adolescentes, crianças ou bebês) e tamanho (P, M e G), com um bilhete indicando as informações;
→ No momento, há uma demanda especial por roupas de frio (agasalhos, moletons etc) e sapatos fechados, devido ao início do frio previsto para os próximos dias;
→ Calçados precisam estar identificados e unidos por uma fita ou amarrados por um cadarço;
→ Toalhas, cobertores, mantas e colchões precisam estar devidamente limpos e identificados em embalagens transparentes para a visualização das condições de uso dos materiais;
→ As cestas básicas precisam conter apenas alimentos não perecíveis, que devem ter validade acima de dois meses;
→ Galões ou garrafas de água devem estar lacrados;
→ Produtos de limpeza, higiene pessoal, ração para animais, absorventes e fraldas infantis e geriátricas, sabonetes e repelentes devem ser enviados em suas embalagens originais, dentro da data de validade.

A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.
Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.
Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.
Requisitos
Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.
Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.
Inscrições
As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.
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