Confira os locais de vacinação
Campanha de vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população
A campanha da vacinação contra a gripe teve a idade ampliada. A partir desta quinta-feira (2), todos os bebês a partir dos 6 meses de idade, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem ser imunizados no Distrito Federal. São mais de 100 salas de vacina preparadas para receber a população até o fim dos estoques. A lista completa com endereços e horários de atendimento está disponível aqui.
“A vacinação contra a gripe é fundamental para proteger a nossa população, sobretudo antes do início do inverno. Essa defesa será fundamental para evitarmos casos de doenças imunopreveníveis”, afirma a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio.
A oferta ampliada da imunização segue o indicativo do Ministério da Saúde – a campanha foi iniciada em 19 de março, inicialmente focada em grupos prioritários. Até 18 de abril, foram 182.243 doses aplicadas na rede da Secretaria de Saúde (SES-DF). Mais de 200 mil doses ainda estão disponíveis. A orientação, para pessoas de todas as idades, é levar documento de identidade e, se tiver, a caderneta de vacinação. A equipe irá avaliar todos os esquemas vacinais e oferecer atualização, caso exista algum esquema incompleto.
Mesmo quem já se vacinou contra a gripe nos anos anteriores deve comparecer, pois a cada ano o imunizante é atualizado e passa a proteger contra novas variantes do vírus. Quem estiver gripado no momento, porém, deve aguardar o fim dos sintomas para poder tomar a vacina. Já quem teve diagnóstico de covid-19 deve aguardar 30 dias.
A gerente da Rede de Frio da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, lembra que essa vacina pode ser tomada juntamente com outros imunizantes. “Adultos, por exemplo, podem receber na mesma ocasião a aplicação da vacina contra a gripe e dT, para proteger contra tétano e difteria”, explica. Uma das poucas exceções é a vacina contra a dengue, voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, que não pode ser recebida em paralelo a outras.
Só há duas contraindicações para a imunização contra a gripe: os bebês com menos de 6 meses completos de vida e pessoas com histórico de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina, como, por exemplo, o ovo, ou a alguma dose anterior. Nesse último caso, o recomendado é buscar orientação das equipes de saúde.
-
Tráfico de pessoasItamaraty alerta para falsas propostas de emprego no Sudeste Asiático
-
RumoresMedir a glicose por meio do suor ainda é ficção, afirma Sociedade Brasileira de Diabetes
-
Março AzulCâncer de intestino cresce entre jovens e já é o 3º mais frequente no Brasil
-
#VacinaDFDF terá 50 pontos de vacinação neste sábado (28); confira locais e horários
-
Cerca de 40 mil pessoasFebre amarela: Saúde do DF convoca população até 59 anos para vacinação
-
Segunda, 02 de marçoSemana começa com 381 vagas de emprego nas agências do trabalhador
-
Sem custo adicionalConta de luz continua com bandeira tarifária verde em março de 2026, diz ANEEL
-
Neoenergia BrasíliaTarifa Social de Energia Elétrica: quem não atualizar dados pode perder benefício