Curta nossa página

Novo quartel do CBMDF atenderá Taguatinga, Águas Claras e Areal

Publicado

Foto/Imagem:


Taguatinga Sul recebeu, hoje, o 46° Grupamento de Bombeiro Militar. A unidade obedece a princípios de sustentabilidade ambiental, já que está devidamente equipada para captar água de chuvas e aproveitar a luz do sol. O quartel vai atender também as regiões de Águas Claras e Areal.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participou da cerimônia de inauguração nesta manhã e destacou duas finalidades fundamentais do novo grupamento: “É mais um equipamento público para ajudar na erradicação da dengue e da chikungunya e, daqui a um mês e meio, durante a seca, fortalecer o combate aos focos de incêndio.”

Sustentabilidade ambiental
O novo quartel tem sistema de reaproveitamento de água de chuvas que pode ser armazenada em uma cisterna, no subsolo, com capacidade para 80 mil litros. A energia é captada por meio de placas solares instaladas na parte externa do prédio.

Com 890 metros quadrados de área construída e 24 câmeras de segurança, a estrutura física está dividida em dois pavimentos e foi projetada com telhado de policarbonato que permite a iluminação natural da luz do sol.

Paredes com sistema termoacústico proporcionam isolamento térmico e sonoro e os gases liberados pelas viaturas são eliminados por meio de cobogós — paredes feitas de tijolos perfurados. Das cinco caixas d’água, duas fazem reuso hídrico. Em caso de falta de energia, um gerador garante a continuidade do serviço.

Situado na Área Especial 5, Quadra 5, do Pistão Sul, o grupamento é o nono do DF com características ambientalmente sustentáveis. Antes dele, já obedeciam a esse padrão as unidades do Paranoá, de Santa Maria, de Samambaia, do Riacho Fundo, de São Sebastião, do Recanto das Emas, do Sudoeste e de Ceilândia. Mais três quartéis nesse modelo estão sendo construídos no Lago Norte, em Brazlândia e em Águas Claras.

Atendimento mais rápido
Quatro viaturas operacionais são utilizadas em ações de resgate e salvamento e combate a incêndio. Três delas — importadas e com tecnologia de última geração — chegam com mais facilidade e rapidez aos locais das ocorrências. Cento e vinte soldados estão lotados no grupamento; desses, 35 compõem o grupo de Prevenção e Combate a Incêndio, unidade especializada no trabalho de campo e na capacitação dos demais membros da corporação.

“Nossa grande preocupação é a de fornecer uma resposta imediata às demandas da sociedade. Essa unidade conta com centro de comunicação integrada no primeiro pavimento que recebe e encaminha as ocorrências diretamente aos soldados de plantão. O segundo pavimento fica reservado ao serviço administrativo”, ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), coronel Hamilton Santos Esteves Junior, presente na inauguração.

Além do governador do DF e do comandante-geral da corporação; participaram da cerimônia o secretário de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas; a secretária do Esporte e Lazer, Leila Barros; e o administrador de Taguatinga, Ricardo Jacobina, entre outras autoridades do CBMDF.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense