Lar doce lar
Animais reabilitados pelo Zoológico são devolvidos à natureza

Ele foi encontrado desnutrido, abatido e com uma ferida aberta na perna esquerda, possivelmente por ataque de outro animal. Após passar por tratamento no Hospital Veterinário da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, um ouriço-cacheiro fêmea, que chegou ao local em outubro de 2015, já quase sem espinhos no corpo devido ao estresse, foi devolvido à natureza nesta segunda-feira (18) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Um lobo-guará fêmea e um casal de jabutis também seguiram para a natureza após recuperação no zoológico. De acordo com a superintendente do Ibama-DF, Aline Peixoto, a área escolhida para devolvê-los fica fora da capital. “É uma reserva particular no estado de Goiás, onde há uma mata de galeria bem preservada e uma área de muitos quilômetros quadrados.”
A fêmea do lobo-guará foi encontrada próximo à região administrativa de Planaltina com lesões no ombro causadas por fragmentos de chumbo de tiro de escopeta e levada em outubro de 2015 ao zoo, onde recebeu tratamento e passou por cirurgia. Antes, esse animal e o ouriço passaram pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama ou pela Universidade de Brasília. “Eles são encaminhados geralmente ao centro de triagem e, se têm algum ferimento ou precisam de um recinto maior, são levados ao zoológico. Posteriormente, quando aptos, são soltos em área apropriada”, detalha Aline.
Já os jabutis foram abandonados na portaria do zoológico em dezembro do ano passado, com diferença de 15 dias entre um e outro. Segundo a fundação, eles estavam saudáveis e sem restrições e ficaram no hospital enquanto aguardavam destinação.
Parcerias
O hospital do zoológico existe desde 1979 e, atualmente, a equipe é composta por dois veterinários, dois tratadores de animais e cinco residentes. “Atuamos como parceiros. A ideia é que o hospital colabore para que os animais voltem com sanidade para a natureza, a partir da anuência do Ibama”, explica o diretor da unidade, Rafael Bonorino.
O local atende animais do próprio zoológico, quando necessitam de atendimento médico, ou os resgatados por órgãos públicos da área ambiental. A destinação, nesses casos, é sempre definida pelo Ibama. Em alguns casos, a depender do interesse do Jardim Zoológico, é solicitada a guarda permanente de animais para compor o plantel da fundação, a exemplo do tamanduá-mirim fêmea Babalu.
É oferecido atendimento nas áreas de clínica médica, cirurgia, radiologia e laboratório. Há ainda parcerias para serviços não ofertados pela equipe do zoo, como acupuntura. “Temos cooperações técnicas com especialistas privados que vêm nos ajudar de uma forma totalmente espontânea e gratuita”, destaca Bonorino.
Samira Pádua, Agência Brasília

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Mais segurança
Uber em Brasília terá botão de emergência com ligação para a Polícia Militar (190)
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho