Junho Violeta
Ceratocone: hábito de coçar os olhos pode levar à cegueira

A campanha Junho Violeta reforça a prevenção do Ceratocone, doença ocular genética que danifica a estrutura da córnea. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o problema atinge uma a cada 2 mil pessoas no Brasil e, por ano, afeta cerca de 150 mil brasileiros. A falta de acompanhamento especializado agrava ainda mais o problema.
De acordo com a oftamologista Maria Regina Chalita, do CBV – Hospital de Olhos e especialista em córnea, o Ceratocone é uma doença que pode iniciar no final da adolescência ou início da idade adulta. A médica alerta ainda que crianças com quadro grave de alergia ocular podem apresentar Ceratocone ainda na infância.
A especialista ressalta que a coceira ou a alergia nos olhos estão entre os principais fatores do Ceratocone, e a doença é diagnosticada com exames que avaliam a curvatura e espessura corneanas, sendo estes a topografia (ou ceratoscopia) de córnea e a tomografia de córnea.
“Os principais sintomas são baixa de visão que não melhora totalmente com o uso de óculos, mudança brusca de grau (principalmente aumento do astigmatismo), dificuldade de visão noturna”, explica a especialista.
Com a evolução da doença, a visão pode piorar e o uso dos óculos deixa de ser efetivo. Assim, o paciente precisa usar lentes de contato, ou até mesmo realizar cirurgia, dependendo da gravidade. A doença avançada pode levar a uma limitação grande da visão com prejuízo em diversas atividades cotidianas, podendo chegar à cegueira legal e transplante de córnea. Por isso, é tão importante a prevenção e o acompanhamento com o oftalmologista, que se divide entre estabilizar a doença evitando sua progressão e melhorar a acuidade visual.

-
Continua acumulada
Mega-Sena 2875 pode pagar prêmio de 90 milhões nesta quinta-feira (12)
-
Nesta terça-feira, 17
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 110 milhões
-
Mapa de Segurança Pública
Brasil teve redução de homicídios em 2024, aponta levantamento
-
Ação o ano inteiro
Combate à dengue durante estiagem garante controle dos casos no DF
-
Junho Vermelho
Hemocentro alerta para estoques críticos e convoca doadores de sangue
-
Acumulou, de novo!
Mega-Sena 2876 pode pagar prêmio de 100 milhões neste sábado (14)
-
Atenção, cidadão!
Segunda parcela do IPTU 2025 começa a vencer nesta segunda-feira (16)
-
Negocia-DF
GDF estabelece regras para negociação direta de dívidas