Curta nossa página

Segundo maior do Brasil

Aeroporto de Brasília encerra 2015 com 19,8 milhões de passageiros

Publicado

Foto/Imagem:


Em seu terceiro ano de concessão o , administrado pela Inframerica, encerra 2015 com 9% de crescimento e 19,8 milhões de passageiros, consolidando-se pelo segundo ano consecutivo, como o segundo maior Terminal Aéreo do Brasil.

Um total de 186.377 mil aeronaves pousaram e decolaram do Aeroporto de Brasília em 2015 rumo a mais de 50 cidades brasileiras e 06 com destinos ao exterior, uma média de 509 voos por dia. Um dos fatores fundamentais para o aumento no número de voos para Brasília é a capacidade de pista do aeródromo, a maior do país, podendo receber um voo por minuto.

“Desde que assumimos a concessão do Aeroporto de Brasília tivemos um crescimento expressivo. Em três anos de administração passamos de pouco mais de 15 para quase 20 milhões de passageiros, uma progressão de mais de 30%. A explicação para essa transformação foi o nosso investimento no desenvolvimento de nova infraestrutura, que criou mais áreas de embarque e mais posições de pátio para as aeronaves com máxima sinergia operacional. Para o final dos próximos 22 anos de concessão a estimativa é que o aeroporto movimente mais de 40 milhões de passageiros”, analisa o presidente da Inframerica, o engenheiro José Luis Menghini.

Uma das principais características do Aeroporto de Brasília é a sua conectividade. Devido à localização geográfica estratégica da Capital Federal e as obras de reforma e ampliação realizadas pela concessionária, o Terminal brasiliense se tornou o maior centro de conexões de passageiros do Brasil. Em 2015, 47% dos usuários usaram o Aeroporto como ponto de conexão para outras regiões. As mais procuradas foram Sudeste e Nordeste.

Os meses que registraram a maior movimentação de passageiros foram janeiro, com 1,80 milhão e julho, com 1,91 milhão de usuários. O aumento nesses períodos já era esperado em decorrência da alta temporada, férias escolares e recessos. A média de fluxo diário do Aeroporto no ano passado foi de 54 mil pessoas, e os dias mais movimentados foram no dia 20 de julho e 04 de setembro, ambos com quase 70 mil passageiros.

A operação internacional fechou o ano com 712 mil usuários, 13% a mais que em 2014, consagrando-se como o 3º aeroporto brasileiro em movimentação internacional. Atualmente os passageiros podem contar com 26 voos diretos da capital para seis destinos regulares ao exterior, totalizando 120 frequências semanais. “Teremos novidades para 2016 com novos destinos partindo de Brasília. Além disso, iniciaremos uma nova etapa de obras e a área internacional ganhará um novo espaço, mais moderno, com mais conforto, lojas e gastronomia”, antecipa o presidente.

Durante 2015 o Aeroporto de Brasília também alcançou outras conquistas, foi eleito um dos melhores terminais aéreos da América do Sul pelo site Sleeping Airports, ganhou três vezes a posição de melhor aeroporto do Brasil pela pesquisa trimestral da Secretaria de Aviação Civil (aeroportos acima de 15 milhões) e a Sala VIP recebeu o prêmio de melhor lounge aeroportuário da América Latina e do Caribe pela Priority Pass, que avaliou mais de 850 salas em aeroportos ao redor do mundo.

Para o presidente, o Aeroporto de Brasília é exemplo de concessão bem sucedida. Não só os números comprovam isso, mas a admiração e os elogios que a concessionária recebe. “Nossa infraestrutura e os nossos serviços melhoraram. Transformamos o Terminal brasiliense em um dos mais modernos do país. As conquistas durante esses primeiros anos de concessão confirmam que o investimento em um projeto audacioso está no caminho certo. Todo o nosso trabalho é pautado para melhorar cada vez mais a nossa infraestrutura e dar um bom atendimento aos nossos clientes, levando sempre em consideração a segurança da aviação civil, valor imprescindível que norteia nosso dia a dia operacional. Estamos confiantes em participar da próxima rodada de concessões”, completa.

Neste ano de 2016 a Inframerica dará início a uma nova etapa de obras que mudará o conceito de aeroportos no país. Um projeto pioneiro que transformará o Aeroporto de Brasília e toda a experiência de compras, entretenimento e hotelaria na Capital Federal.

O ambicioso plano imobiliário consiste em seis empreendimentos localizados no sítio aeroportuário: ampliação da sala de embarque internacional, Terminal JK, Office Park, Sun Park City Center, Rede Hoteleira e Storage/Self-Storage. A concessionária pretende investir R$ 3,5 bilhões em todo projeto e a previsão é que sejam entregues em sete anos. Todo o desenvolvimento do sítio aeroportuário acrescerá 1.323.808 m² de área construída e deverão empregar mais de 10 mil operários durante o período de construção e, após a sua conclusão, devem atrair mais de 13 mil novos empregos.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense