Dia Nacional do Livro Infantil
Livros devem fazer parte da rotina das crianças antes da alfabetização

Nesta terça-feira, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data, criada em 2002, é uma homenagem ao pai da literatura infantil brasileira: o escritor Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882. Além disso, é uma ótima oportunidade para se discutir a importância da leitura e da produção literária das crianças no nosso país.
Os livros ocupam um lugar muito especial na formação das crianças e devem ser introduzidos na rotina infantil, ainda antes da alfabetização. De acordo com a pedagoga Carminha Cavallini – que atua há mais de 30 anos com educação – os livros são responsáveis por uma área importante no desenvolvimento infantil, que é a imaginação.
“A capacidade de criar imagens mentais, de histórias além da sua realidade, tem um papel de destaque no universo infantil. Isso porque os livros atuam como catalizadores de novas ideias, ampliando o vocabulário e ajudando as crianças a descobrirem o mundo e a interpretá-lo. Além disso, a leitura em família possibilita sentimentos de descoberta, de curiosidade e encantamento pelo mundo, além de ser um saudável contraponto ao universo estimulante dos games e da internet. Pais que leem para os filhos cultivam um sentimento pela leitura que pode acompanhá-los por toda a vida”, afirma a especialista.
O universo lúdico, tão presente nas histórias infantis, tem ainda mais destaque na educação montessoriana, afirma a pedagoga e empresária Carminha Cavallini, dona de duas escolas que aplicam a metodologia. Além de explorarem as histórias de diversas formas, as crianças são convidadas a encenar, criar, reproduzir e até desenvolver novas histórias a partir dos livros trabalhados em sala.
“Na metodologia, criada por Maria Montessori, os livros são dispostos sempre de forma muito disponível, ao alcance das crianças, para que estas possam escolher a obra que querem para ler ou folhear. Além disso, os alunos são estimulados em sala a criarem seus próprios livros e histórias, com a liberdade de não se prenderem a nenhuma narrativa pré-estabelecida, sem os aparatos lógicos e limitantes, muitas vezes estabelecidos pelos adultos”, afirma a educadora.
Sem contar que este momento de criatividade e descontração são importantíssimos para as crianças. Recentemente, os alunos trabalharam a história da Emília, de Monteiro Lobato. Na ocasião, eles encenaram uma peça de teatro (com direito a maquiagem, além de cenário, figurino e peruca feitos por eles) e criaram os personagens do livro com material reciclado (rolinho de papel higiênico e garrafa pet) para levarem para casa.
Tamanha liberdade e espaço para criar produziram grandes inventores e expoentes de diferentes áreas, no mundo todo, que foram educados no método Montessori, como por exemplo: Gabriel Garcia Marquez, Bill Gates, Jeffrey Bezos e Mark Zuckerberg.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal