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Sem previsão de retomada

Obra prometida para a Copa não ficará pronta para as Olimpíadas

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Prometido para receber os turistas da Copa do Mundo de 2014, um projeto de paisagismo e urbanização na área central de Brasília segue em andamento e não vai ficar pronto a tempo das Olimpíadas. Onde deveria haver um jardim inspirado nos conceitos de Burle Marx, moradores e visitantes do Distrito Federal convivem com um canteiro de obras há mais de dois anos.

A Novacap afirma que existem recursos financeiros para terminar as construções do espaço, localizado entre a Torre de TV e a rodoviária do Plano Piloto e com custo previsto de R$ 21 milhões. Segundo o órgão, a empresa contratada “deixou de operar” e não há previsão de retomada dos trabalhos.

O projeto foi idealizado pelo escritório de paisagismo Burle Marx, do Rio de Janeiro, e é executado pela Vale do Ipê Construção e Urbanização, de Brasília. A primeira empresa é capitaneada pelo arquiteto Haruyoshi Ono, discípulo e ex-sócio de Roberto Burle Marx.

“Entregamos o projeto executivo em 2013 e revisamos em 2014. Nunca chamaram a gente para fiscalizar, mas a gente fazia por conta própria. Nosso interesse é que o jardim saia, porque tem nosso nome nele”, diz a arquiteta e paisagista associada do escritório Burle Marx, Isabela Ono. Ela não soube dizer ao G1 o motivo da interrupção nas obras.

O advogado da Vale do Ipê, João Luis Rocha, afirma que a obra foi interrompida por atrasos nos repasses do GDF e pela demora na liberação de documentos. Segundo ele, a demora começou na licitação e, por isso, o prazo para a Copa já tinha sido descartado.

“Quando a empresa recebeu a ordem de serviço para iniciar, não havia prazo suficiente. É um projeto complexo que envolve parte elétrica, partes de fundação que ainda estão pendentes. Temos faturas que levaram 15 meses para serem pagas”, diz. Rocha não soube precisar ao G1 quais são os documentos e licenciamentos pendentes de aprovação.

O projeto, criado no governo Agnelo Queiroz, pretendia instalar sinalização turística comum e em braille, arborização, sombreamento, bancos e mesas, poços artesianos, reservatórios, iluminação em postes e no piso, espelhos d’água com cascata e quatro quilômetros de ciclovia e passeios.

Tudo parado
Em visita ao local nesta sexta (8), a reportagem do G1 registrou montes de terra e buracos cavados no canteiro central do Eixo Monumental. Nenhum funcionário foi encontrado no local.

Segundo a Novacap, o contrato com a empresa terá de ser cancelado e a obra precisaria de uma nova licitação para ser concluída. Por nota, o órgão ligado ao GDF disse que está “tomando as devidas providências e aplicando as penalidades previstas”.

“A primeira etapa, 60% concluída, está orçada em R$ 6.525.154,03 e aditivo financeiro de R$ 1.591.697,50. Já a segunda etapa, com 30% concluída, tem investimentos de R$ 12.893.127,89”, informou a Novacap.

Mesmo sendo anunciada no calendário de obras da Copa do Mundo, a Novacap informou que o projeto do Jardim Burle Marx não estava prevista para recepcionar os turistas da competição. “A obra iria complementar a infraestrutura da região central de Brasília, com passeios e ciclovias”, disse.

‘Vergonha para a classe’
O professor de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) Frederico Flósculo se diz contra a obra do Jardim Burle Marx. Segundo ele, seria necessário abrir um edital público para se fazer um projeto de “alta complexidade” em Brasília.

“Os concursos representam uma oportunidade de enfrentar um desafio para concepção e criatividade. Arquitetos de todo país desejariam participar de um paisagismo no Eixo Monumental por exemplo. O projeto do Jardim Burle Marx é uma vergonha para a classe. Apenas o Agnelo gostou.”

Flósculo afirma que a categoria ficou “constangida” com a “má qualidade” do projeto. Para o arquiteto, a obra deveria ser embargada, e o dinheiro já gasto, devolvido pela empresa contratada. “O projeto usa espécies exóticas, ele não celebra o cerrado brasileiro, a monumentalidade e não abriga as pessoas como poderia abrigar”, diz.

Na época da assinatura da ordem de serviço, em julho de 2013, o orçamento previsto para a primeira fase era de R$ 6 milhões. No começo do ano, a Novacap previa que o parque seria entregue no Mundial de futebol sem a parte hídrica e a iluminação de realce, que estariam prontos em outubro.

“Esse atraso só deixa claro que a capital federal mostra o que o país é: uma desorganização. Como um governo pensa em promover a cidade fazendo as coisas de uma maneira que expõe a desorganização e negligência? Brasília já tem tantos problemas, como falta de saúde e violência, ainda temos que nos preocupar com a aparência?”, completou Flósculo.

Jéssica Nascimento, G1 DF

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Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

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Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

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A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

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Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

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