Até 17 de junho
Autoescolas têm mais seis meses para adquirir simuladores de trânsito

O prazo para a obrigatoriedade de simuladores em autoescolas credenciadas nos órgãos de trânsito foi estendido em 180 dias por meio da Resolução nº 571, de 16 de dezembro de 2015, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), as fornecedoras do equipamento não tinham quantidade suficiente para suprir a demanda nacional. O limite anterior à resolução era 1º de janeiro.
Seis empresas vendem o material no Brasil a custo médio de R$ 50 mil. No DF, serão necessários 102 aparelhos para as 180 autoescolas cadastradas. Algumas pretendem compartilhar o equipamento, como afirma o diretor de Controle de Veículos e Condutores, do Detran, Uelson Praseres: “Será uma parceria entre as escolas, onde os alunos deverão dividir os simuladores”.
Cada candidato a motorista deverá se exercitar durante 50 minutos. Para o Detran, é uma forma de acompanhar o desempenho do aluno e, por meio de simulações, prepará-lo para ocorrências inesperadas, como situações de chuva, aquaplanagem e riscos em rodovias.
Chip
Outra resolução do Denatran (nº 537, de 17 de junho de 2015) exigiu que os órgãos de trânsito adotassem o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos em 1º de janeiro. O sistema é um chip de identificação eletrônica que monitora a posição e a condição do veículo por satélite.
Em Brasília, o aparelho não será obrigatório porque os pardais — fiscalizações eletrônicas — são capazes de averiguar os dados do automóvel a 2 quilômetros de distância. Percebe-se até mesmo se o veículo é clonado ou roubado.
Uelson Praseres esclarece que o sistema de pardal em Brasília é no modelo de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR, sigla em inglês), que cumpre as mesmas funções do chip eletrônico para identificar o veículo — mas ainda não tem esse uso liberado na capital.
Jade Abreu, da Agência Brasília

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Mais segurança
Uber em Brasília terá botão de emergência com ligação para a Polícia Militar (190)
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho