Capital do Peru
Latam retoma voos diretos de Brasília para Lima neste domingo (26)
Os voos diretos de Brasília para Lima, capital do Peru, serão retomados neste domingo, 26 de março. A rota havia sido interrompida em abril de 2020, devido ao avanço da pandemia de Covid-19 e as restrições sanitárias internacionais. A operação será realizada pela companhia aérea Latam, no Aeroporto Internacional de Brasília.
O lançamento da rota ocorreu nesta quinta-feira (23), na Residência Oficial da Embaixada do Peru no Brasil, na Avenida das Nações. Na ocasião, o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, celebrou o fortalecimento da relação comercial entre os países e a ampliação do turismo internacional. Segundo ele, a comunidade peruana em solo brasileiro gira em torno de 50 mil pessoas, sendo que cerca de 3 mil vivem no DF.
“O novo voo é uma boa notícia para os peruanos e também para os brasilienses e brasileiros, porque, por meio de Brasília, muitos equatorianos, bolivianos, chilenos vão poder descobrir o Distrito Federal e também o Brasil. E, por outro lado, os brasileiros poderão descobrir todo o Peru, que é muito diverso”, comentou.
O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, enfatizou o empenho do governo em tornar o DF um hub internacional de passageiros e cargas. “A abertura deste voo mostra a importância que o Distrito Federal tem para fazer as ligações com os países andinos e que temos capacidade de ter voos que dão lucros a empresas. Nós somos uma metrópole e o hub de todo o Norte e Nordeste para ir a Lima”, esclareceu.
Esse será o sétimo voo internacional que sai de Brasília. Antes, já era possível viajar para Lisboa, Panamá, Miami, Orlando, Buenos Aires e Cancún. Os voos para Lima terão duração média de cinco horas.
“O voo reduzirá pela metade o tempo de viagem entre o Distrito Federal e a capital peruana, se comparado com um voo com conexão”, acrescentou a coordenadora de Relações Institucionais de Sustentabilidade da Latam, Ligia Sato. “Hoje, é possível chegar a Lima a partir de Guarulhos, em São Paulo, Galeão, no Rio de Janeiro, e de Porto Alegre. E agora lançamos a quarta rota, que facilitará a chegada de brasilienses a destinos internacionais muito procurados, como o Caribe”, completou.
Para o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, a retomada da operação evidenciará o potencial turístico da capital federal. “Agora, nosso grande desafio é promover a nossa cidade em Lima, para que possamos atrair os peruanos a Brasília”, destacou.
Para que a retomada do voo fosse possível, houve a redução da alíquota do querosene de aviação (QAV) de 12% para 7%. Atualmente, está em estudo a redução do imposto. “Pensamos em diminuir para 6%, mas, com a possibilidade de trazer mais voos para o Distrito Federal, analisamos a redução para 4%, o que dependerá da contrapartida da Inframerica”, pontuou o secretário de Fazenda, Itamar Feitosa.
-
Tráfico de pessoasItamaraty alerta para falsas propostas de emprego no Sudeste Asiático
-
RumoresMedir a glicose por meio do suor ainda é ficção, afirma Sociedade Brasileira de Diabetes
-
Março AzulCâncer de intestino cresce entre jovens e já é o 3º mais frequente no Brasil
-
#VacinaDFDF terá 50 pontos de vacinação neste sábado (28); confira locais e horários
-
Cerca de 40 mil pessoasFebre amarela: Saúde do DF convoca população até 59 anos para vacinação
-
Segunda, 02 de marçoSemana começa com 381 vagas de emprego nas agências do trabalhador
-
Sem custo adicionalConta de luz continua com bandeira tarifária verde em março de 2026, diz ANEEL
-
Neoenergia BrasíliaTarifa Social de Energia Elétrica: quem não atualizar dados pode perder benefício