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10 de março a 16 de abril

Circuito de Feiras do Livro do DF recebe propostas até 15 de janeiro

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Escritores, contadores de histórias, ilustradores, poetas, grupos musicais e outros artistas têm até 15 de janeiro para se candidatar à participação no Circuito de Feiras do Livro do Distrito Federal. Promovido pela Secretaria de Cultura com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, o evento passará, de 10 de março a 16 de abril, por nove regiões administrativas: Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Taguatinga e Varjão.

Para concorrer, o interessado deve preencher ficha de inscrição com dados pessoais e proposta do trabalho que pretende apresentar no circuito. O projeto precisa conter informações como público-alvo, duração, vínculo com a difusão da literatura oral ou escrita ou de outras artes (música, teatro, manifestações populares), resultado que se espera e portfólio. No caso de oficinas, por exemplo, o proponente tem de informar a técnica a ser utilizada. A ficha deve ser entregue e protocolada na Secretaria de Cultura (Via N2, Anexo do Teatro Nacional). Para se candidatar, é necessário estar cadastrado no Sistema de Cadastro Geral para a Contratação Artística (Siscult).

Siscult
O cadastro no Siscult é feito pelo site do sistema. Além de criar nome de usuário e senha, deve-se apresentar documento com foto, número do cadastro de pessoas físicas (CPF) ou do cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ), comprovante de residência, certidão negativa de débitos e documentação que comprove mínimo de dois anos de atuação na área. Após concluído o registro, será gerado um relatório que deverá ser impresso e entregue na Diretoria de Gestão do Siscult, na Secretaria de Cultura. Depois de o material passar por análise da Comissão de Habilitação, o parecer é enviado ao artista por e-mail. Dúvidas sobre o sistema podem ser tiradas pelo telefone (61)3325-6107.

Circuito de Feiras do Livro do Distrito Federal
De 10 de março a 16 de abril de 2016
Em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Taguatinga e Varjão
Recebimento de propostas até 15 de janeiro de 2016 (sexta-feira)
Preencher ficha de inscrição, entregar e protocolar na Secretaria de Cultura (Via N2, Anexo do Teatro Nacional)
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail circuitodefeirasdf@gmail.com ou pelo telefone (61) 8192-0333.

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Atenção, cidadão!

IPTU 2025 começa a vencer nesta segunda-feira (12)

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IPTU 2025 DF
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A partir de segunda-feira (12), os proprietários de imóveis no DF começam a pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2025. A data vale tanto para a cota única quanto para a primeira das seis parcelas disponíveis, e varia conforme o número final da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do DF. A arrecadação estimada para este ano é de R$ 1,4 bilhão.

Ao todo, são 937.913 imóveis contribuintes. As regiões administrativas com maior número de pagadores são Plano Piloto, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.

No mesmo boleto também é cobrada a Taxa de Limpeza Pública (TLP). Caso a soma do IPTU e da TLP seja inferior a R$ 40, o pagamento deve ser feito em cota única.

Segundo o secretário-executivo de Fazenda, Anderson Borges Roepke, não houve aumento do imposto. “A alíquota continua a mesma: 0,3% para imóveis residenciais, 1% para imóveis comerciais e 3% para imóveis não edificados. Qualquer variação no valor se deve à atualização do valor venal do imóvel”, explicou.

A TLP tem um valor básico que varia conforme o uso (residencial ou comercial), localização e atividade exercida no imóvel.

O secretário de Economia, Ney Ferraz, reforça a importância do pagamento: “É com esse dinheiro que fazemos investimentos em obras de infraestrutura e em programas sociais, marcos desta gestão”.

Condições de pagamento

Quem optar pela cota única terá 10% de desconto no IPTU 2025, desde que o imóvel não tenha débitos anteriores. “A inadimplência tem girado em torno de 15% nos últimos anos”, informou Guilherme Pinho, gerente de Gestão de Tributos Imobiliários.

O boleto pode ser emitido pelo site da Receita ou pelo aplicativo Economia DF, disponível na Play Store e na Apple Store. Em caso de transferência de propriedade, é necessário atualizar os dados no site.

IPTU 2025 DF

Divulgação: Seec-DF

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Até 17 de julho

GDF inicia Campanha do Agasalho Solidário 2025; veja onde doar

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Campanha do Agasalho Solidário 2025 GDF
Foto/Imagem: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Com a chegada do inverno, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta quinta-feira (8), a 6ª edição da Campanha do Agasalho Solidário. Iniciativa idealizada pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha e coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, a ação segue até 17 de julho de 2025 e busca reforçar o apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social. A meta deste ano é superar a média das edições anteriores, que arrecadaram cerca de 10 mil itens cada.

Segundo a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, a nova edição busca mobilizar a população em um gesto de solidariedade, principalmente no período em que as temperaturas mais baixas atingem com mais intensidade a população da região. “Embora o poder público tenha o dever de cuidar da administração, é fundamental que a sociedade também participe, com um olhar atento às necessidades do próximo. O frio está chegando, e queremos estar prontos para acolher quem mais precisa”, afirmou.

Durante esse período, todos os órgãos do GDF estão com pontos de coleta para receber casacos, mantas, meias, toucas, gorros e calçados em bom estado, para todas as idades e públicos. A primeira-dama sugere que as doações sejam entregues em sacos plásticos transparentes, com identificação do tipo, tamanho e público da peça, pois facilita a triagem e distribuição.

Mayara Noronha Rocha destaca ainda que as doações beneficiam instituições sociais, casas de acolhimento e famílias em situação de vulnerabilidade em todo o DF. “As entregas continuam ao longo do ano, conforme a necessidade. Quanto mais doações recebermos, mais pessoas conseguiremos alcançar”, explica. Ela ainda ressalta que a campanha garante uma distribuição organizada e mais eficaz do que doações feitas de forma aleatória, como nas ruas ou nas portas das casas. “Essa é uma ação institucional, que conhece as carências de cada região e garante que as doações cheguem a quem realmente precisa”.

Como doar?

A 6ª edição da campanha conta com o apoio de empresas, associações, voluntários e a sociedade em geral para ampliar a arrecadação de itens essenciais. Estão sendo aceitas peças de vestuário adulto e infantil, toucas, meias, luvas, calçados e cobertores, todos em boas condições de uso.

Os pontos de coleta estão distribuídos em locais estratégicos, como o Palácio e Anexo do Buriti, secretarias, administrações regionais, órgãos e entidades públicas.

Para mais informações, acesse as redes sociais da Chefia-Executiva de Políticas Sociais ou entre em contato pelo WhatsApp (61) 99195-4079.

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