Em fevereiro
Conjunto Nacional realiza oficinas sustentáveis para a criançada

No mês de fevereiro, o Conjunto Nacional abre espaço para a criançada soltar a imaginação e desenvolver atividades de responsabilidade socioambiental. Aos fins de semana, o Espaço Conjunto Sustentável, localizado no 2º piso, na Praça de Alimentação Norte, receberá as oficinas sustentáveis desenvolvidas pelo Instituto Arapoti. As atividades são gratuitas e para participar basta efetuar a inscrição pelo aplicativo do shopping (Google Play e App Store), na aba Eventos.
Nesse final de semana, 4 e 5 de fevereiro, serão desenvolvidas as oficinas Casa da Minhoca. Nesses dias, as crianças que participarem da atividade terão experiências sensoriais sobre a importância desse animal para a natureza. Na oficina, as crianças vão entender toda a transformação do resto de comida em adubo, uma atividade essencial em centros urbanos. As crianças ainda terão acesso a uma miniexposição de vários tipos de composteiras domésticas.
Nos dias 11, 12, 25 e 26 de fevereiro será a vez das oficinas de Terrário. A atividade consiste em apresentar aos pequenos a importância de reaproveitar materiais, como por exemplo, potes de vidro. Nessa oficina, as crianças vão descobrir que o Terrário é um recipiente onde se reproduzem as condições ambientais necessárias para diferentes seres vivos terrestres. No decorrer da atividade, os pequenos poderão compreender melhor o ciclo da água e das plantas, e até entender como os animais nascem, vivem e morrem. Além de montar o seu próprio Terrário, a criançada poderá levar a obra para casa.
Nos dias 18 e 19 de fevereiro não haverá as oficinas sustentáveis, pois haverá uma programação infantil especial de Carnaval do Conjunto Nacional (as atividades serão divulgadas posteriormente).
Todas as oficinas serão desenvolvidas pela Arapoti, uma instituição sem fins lucrativos especializada na implantação da sustentabilidade em condomínios, escolas e empresas. Entre os instrutores das oficinas estão o Jorge William, empresário e fundador da Kombi Dona Florinda, um “flower truck” que faz muito sucesso em eventos de plantas e artesanato. Com formação em sistemas de informação, Jorge iniciou, recentemente, o curso de engenharia agronômica e, hoje, se declara um “apaixonado por plantas, arte botânica, terrários e artesanato com madeira”; a educadora-artista, Dayla Duarte, especialista em ações pedagógicas ambientais sobre gestão de resíduos e compostagem junto ao Instituto Arapoti; e o Yago da Costa, biólogo e pedagogo por formação e que realiza trabalhos de campo para licenciamento ambiental. Yago defende a importância da Educação e Conscientização Ambiental, pois acredita que para cuidar da Natureza é necessário que cada um faça a sua parte.

Nesta segunda (21)
Menos é Mais e outros artistas fecham shows dos 65 anos de Brasília

A música brasiliense dará o tom da festa em comemoração ao aniversário da capital, nesta segunda-feira (21), na Esplanada dos Ministérios. Na exata data em que Brasília completa 65 anos, grandes nomes da cidade, como Menos É Mais, BenzaDeus, e Adriana Samartini prometem agitar o público e encerrar em grande estilo a programação, que começou no sábado (19).
Os shows começam às 14h, com a banda de pagode Doze por Oito. Às 15h10, a roda de samba continua, com a energia do BenzaDeus. Às 16h20, é a hora do axé de Adriana Samartini. Fechando a primeira parte, às 17h30, o forró de Leon Correia fará todo mundo dançar agarradinho.
Uma das atrações mais esperadas, o grupo Menos é Mais — nome brasiliense de maior sucesso na atualidade — sobe ao palco às 19h. No repertório, clássicos do pagode, como Melhor eu Ir e Ligando os Fatos, se unem aos hits da banda, a exemplo de Coração Partido, Lapada Dela e Vai me Dando Corda.
Além dos artistas de Brasília, a festa terá ainda representantes de um dos gêneros favoritos dos brasilienses: o sertanejo. Às 21h20, quem se apresenta é a dupla Bruno Cesar & Rodrigo. O encerramento ficará por conta de Zé Neto & Cristiano, donos dos sucessos Notificação Preferida, Barulho do Foguete e Largado às Traças.
Mais atrações
A fé também terá espaço na programação desta segunda-feira (21). Às 10h, no palco da Esplanada, haverá uma celebração gospel, que, a partir das 11h, contará com show do cantor Eli Soares, sete vezes indicado e duas vezes vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa.
Para os católicos, também às 10h, haverá uma missa especial pelo aniversário de Brasília e pelo jubileu da arquidiocese da capital, na Catedral. Presidida pelo arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, a celebração terá a presença da cruz usada na primeira missa do Brasil, que está em peregrinação pelo país.
Também na manhã de segunda, às 14h, a Esplanada terá teatrinho infantil e atividades recreativas para crianças.
Todas as atrações são gratuitas. E o público também pode chegar a elas gratuitamente, por meio do programa Vai de Graça. Ônibus e metrô estão operando sem custo entre quinta (17) e segunda-feira (21), inclusive, com reforço nas linhas.
Taguatinga
Alameda Shopping celebra Páscoa com feira temática e programação especial

O evento mais doce do ano está prestes a encantar Brasília! Até o dia 20 de abril, o Alameda Shopping promove sua tradicional Feira de Páscoa, na Praça de Eventos, trazendo uma seleção irresistível de delícias artesanais, chocolates finos, ovos decorados, presentes temáticos e muito mais para toda a família.
Pensada para quem quer celebrar a Páscoa com afeto, sabor e criatividade, a feira do Alameda Shopping reúne expositores locais e marcas renomadas. O público poderá encontrar desde clássicos ovos de chocolate até opções gourmet— tudo em um só lugar.
Além das compras, o Alameda Shopping preparou um calendário de atividades para divertir os pequenos. No dia 19 de abril, a criançada será convidada a embarcar em uma brincadeira cheia de encanto e sabor, com oficinas e interações lúdicas que prometem transformar o shopping em um verdadeiro mundo mágico da Páscoa.
E para encerrar a programação, ainda no dia 19, acontece a esperada Caça ao Ninho, uma aventura divertida em que as crianças seguem pistas e desafios até encontrar os tão desejados ovos de Páscoa. Ao todo, 350 crianças serão atendidas na data festiva. A atividade já virou tradição no shopping e promete momentos inesquecíveis para toda a família.
Horários de funcionamento – Semana Santa
18 de abril (Sexta-feira Santa)
– Lojas fechadas
– Praça de Alimentação aberta das 11h às 18h
21 de abril (Tiradentes – segunda-feira)
– Funcionamento normal: das 9h às 21h
-
Dr. Ricardo Ferreira
Doença de Chagas: como ela afeta a saúde do coração e pode até matar
-
3.844 bilhetes premiados
Nota Legal: 2º sorteio de 2024 ainda tem R$ 430 mil à espera de resgate
-
Mais segurança
Uber em Brasília terá botão de emergência com ligação para a Polícia Militar (190)
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo