Curta nossa página

Aproximadamente 6 hectares

Parque Ecológico e Vivencial da Vila Varjão receberá 40 mil tipos de mudas do Cerrado

Publicado

Foto/Imagem:


Cerca de 40 mil mudas de espécies do Cerrado serão plantadas em área de aproximadamente 6 hectares (60 mil metros quadrados) no Parque Ecológico e Vivencial da Vila Varjão. O plantio começa nesta quarta-feira (23), às 10 horas, e segue até as primeiras semanas de janeiro. A iniciativa é da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), em parceria com a administração regional e o Jardim Botânico de Brasília.

Segundo o chefe do Núcleo de Análise da Terracap, Pedro Mandai, a ação é parte da compensação ambiental devido à criação do Setor Habitacional Noroeste. “Faremos esse plantio também com o intuito de reflorestar as margens do Ribeirão do Torto, que fica no parque”, informa.

O administrador do Varjão e do Lago Norte, Leandro Casarin, diz que a comunidade local está convidada a participar. “Estamos mobilizando os moradores para que eles se apropriem e cuidem da nossa natureza”, enfatiza.

Espécies
Os tipos de mudas a serem plantadas são consideradas de mata de galeria — vegetação predominantes nas beiras de rios, nascentes, lagos. Há mais de 30 espécies, como copaíba, ingá-mirim, jenipapo e tamboril-da-mata. Também estão previstos angicos, ipês-amarelos, mulungus, oitis, paineiras e paus-pombos.

As mudas são de dois viveiros da empresa pública. Um deles existe por meio de convênio com o Jardim Botânico de Brasília, firmado em 2009, e abriga acervo de aproximadamente 200 tipos de plantas. O outro, desde 2012, é fruto de parceria com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) e já produziu mais de 400 mil espécies em quatro anos.

Compensação
O Decreto Distrital nº 14.783, de 1993, determina que, para cada exemplar nativo retirado da natureza, deve-se plantar outros 30; e para cada um exótico, dez. Segundo Mandai, a Terracap tem uma cota de 4.408.444 mudas a serem plantadas, mas a meta para cumprir a obrigação legal é de 6 milhões de novas árvores.

Dayane Oliveira, da Agência Brasília

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense