Desfile cívico, shows, exposições e muito mais para comemorar os 59 anos do Núcleo Bandeirante

O Núcleo Bandeirante completa 59 anos no dia 19 e, para comemorar a data, estão previstas diversas atividades a partir desta quarta-feira (9). Organizada pela administração regional, a programação de aniversário da localidade que abrigou pioneiros de Brasília conta com desfile cívico, shows, exposições, praça de alimentação, torneios esportivos e baile, entre outros eventos.
A maior parte das festividades ocorre na Terceira Avenida, marcada pelo comércio variado estabelecido ainda em 1956. Amanhã (9), os moradores poderão assistir a um desfile cívico preparado pelos alunos da rede pública de ensino e participar do corte de bolo.
Pioneiros
Pelas ruas não é difícil encontrar habitantes que viveram cada pedaço da história local. Um deles é o comerciante Bráulio Roberto Bazilio, na região desde 1959. Com 84 anos, coleciona histórias de dificuldades e vitórias em uma das primeiras farmácias do Núcleo Bandeirante.
Bazilio conta como foi complicado deixar Minas Gerais com uma tia e apostar a sorte na nova capital do Brasil. “No começo, não existia nada nesta rua. Era apenas um ou outro barraco. Tivemos que conviver com os ratos e os constantes incêndios que atingiam o comércio”, lembra. Segundo o comerciante, as dificuldades deixaram os moradores mais fortes. “Conseguimos passar pelos desafios e nos estabelecer aqui. Agora está tudo mais fácil.”
História
O Núcleo Bandeirante concentrou um grande número de trabalhadores responsáveis pelas obras da nova capital. A área onde hoje também estão a Candangolândia e o Museu Vivo da Memória Candanga (antigo Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira) constituiu um dos principais núcleos urbanos anteriores à inauguração de Brasília.
Em 1956, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) construiu as principais avenidas da então Cidade Livre. O local estava destinado a ter uso exclusivamente comercial — por isso, não eram fornecidos alvarás para residências — e temporário: a existência estaria limitada ao período da construção de Brasília, até 1960. A fim de incentivar a chegada de empresários à região, o governo optou por isentá-los do pagamento de impostos. Daí a origem do nome Cidade Livre.
Com a inauguração da capital, os comerciantes foram transferidos, mas os moradores reivindicaram a fixação. Em 1961, toda a área foi batizada de Núcleo Bandeirante e, em 1989, tornou-se região administrativa.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia