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Cervejistico

Sommelier traz para Brasília novas experiências sobre o mundo da cerveja

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Sommelier André Marques - Cervejistico
Foto/Imagem: Divulgação


Uma paixão mais que nacional, a cerveja entrou na trajetória do sommelier André Marques desde os seus 15 anos de idade. Desde 1999, o especialista procurava estudar cervejas de forma autoral, buscando experienciar e conhecer novos rótulos e novas cervejarias. São mais de 20 anos nesse universo da cerveja. “Minha curiosidade com cervejas começou ainda na adolescência, quando eu já trabalhava e, com meu salário, buscava novas cervejas para conhecer sabores e aromas do mundo todo”, relembra. E é com toda essa bagagem que o expert no mundo da cerveja desembarca no centro do país para apresentar, de forma diferenciada, tudo que engloba uma das bebidas mais bem quistas pelos brasileiros.

André relembra que o que era paixão, começou a tomar um ar profissional em 2008, ao frequentar um PUB próximo à sua residência, e ao conhecer e ficar amigo do dono, começou a experimentar novas cervejas e juntamente com ele e a equipe a decidir quais cervejas seriam escolhidas para compor o cardápio da casa.

A partir daí, André resolveu se especializar e estudar sobre cerveja. Em 2017, fez o curso de cervejeiro caseiro para produzir a sua própria cerveja. Logo em seguida, no ano de 2018, decidiu profissionalizar toda essa história de paixão pela cerveja. “Fiz o curso de sommelier, registrei minha marca e em 2019 peguei a certificação internacional de serviços na área de cervejas”, conta.

Após 12 anos em terras goianas, André adotou Brasília, há 3 anos, como sua cidade do coração e já mostrou que chegou na Capital Federal para mostrar toda a sua bagagem e experiência quando o tema é cerveja.

Atualmente, o especialista trabalha como Sommelier de Cervejas do restaurante especialista em carnes elaboradas na parrillla, Assados do Fred. André elabora cardápios harmonizados para bares e restaurantes, faz o treinamento de brigada (equipe) de bares e restaurantes, ministra cursos e palestras sobre cervejas e realiza workshops com parceiros da área de gastronomia, harmonizando pratos bem elaborados com diversos estilos de cervejas.

Dono da marca Cervejistico no Instagram, em que realiza até hoje reviews das cervejas que consome, André desmistifica alguns padrões já enraizados sobre as combinações de cervejas com determinados pratos do universo gastronômico. “As harmonizações de cervejas com comidas atendem a algumas regras básicas: as cervejas mais leves acompanham comidas mais leves, assim como as cervejas mais intensas acompanham as comidas mais intensas”, esclarece.

Cerveja combina com que?

Segundo ele, há três grandes tipos de harmonização: por semelhança, quando você encontra uma mesma característica no alimento e na cerveja. Por exemplo, uma cerveja ácida com ceviche. A acidez da cerveja casa muito bem com a acidez do prato. Por contraste, quando você escolhe características opostas entre o alimento e a cerveja. Por exemplo, uma cerveja de trigo adocicada, com um prato mexicano apimentado e a última harmonização se dá por complemento, quando se cria um terceiro sabor ao juntar uma cerveja com um prato. Por exemplo, uma cerveja do tipo Stout com pudim de leite. Essa combinação remete, imediatamente, ao sabor do café com leite de toda manhã.

André explica que o importante é experimentar, criar novos sabores e sensações e, para isso, o sommelier é fundamental, pois ele conhece cada estilo de cerveja, seus insumos e, com isso, saberá encontrar todos os equilíbrios que uma boa harmonização pedirá. “Harmonizar cervejas com comidas é transformar uma simples refeição em uma experiência única e que ficará na sua memória”, enaltece o sommelier.

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Vista panorâmica

Tivoli Mofarrej São Paulo abre café da manhã para não-hóspedes

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Tivoli Mofarrej São Paulo - café da manhã panorâmico
Foto/Imagem: Fred Kendi

Imagine começar o dia com a melhor vista da cidade e saborear um café da manhã de hotel cinco estrelas. No Tivoli Mofarrej São Paulo, isso é possível. Localizado no 23º andar do hotel, o restaurante, que é aberto ao público, oferece um menu repleto de opções deliciosas e sofisticadas, assinado pelo chef executivo Danilo Brasil.

A panificação do hotel é artesanal, com pães frescos preparados diariamente, incluindo o tradicional pão de queijo brasileiro. Os croissants e pain au chocolat são cuidadosamente assados para atingir a textura perfeita – crocantes por fora e macios por dentro. A variedade inclui ainda bolos caseiros, donuts frescos e delicadas tarteletes doces que adicionam um toque especial à experiência.

Dentre os destaques do menu à la carte estão as omeletes personalizadas com diversos recheios, os clássicos ovos beneditinos, ovos pochê, tapioca, waffles e panquecas. Os visitantes também podem se deliciar com salmão defumado, uma refinada seleção de frios importados e queijos especiais.

Para quem tem restrições alimentares, o café da manhã conta com uma estação completa sem glúten com pães especiais, uma variedade de iogurtes, além de uma seleção criteriosa de frutas frescas da estação e um menu dedicado com opções veganas e vegetarianas, incluindo leites vegetais para as bebidas.

Para completar a experiência, o hotel oferece diversas opções de cafés da marca Nespresso, como cappuccino, latte e iced macchiato, além de chás, água aromatizada, sucos naturais, e, aos finais de semana e feriados, espumante para tornar o momento ainda mais especial.

O café da manhã no Tivoli Mofarrej São Paulo é servido diariamente das 6h30 às 10h30, com horário estendido até às 11h nos fins de semana e feriados. Adultos pagam R$ 135 (por pessoa), com taxa de serviço opcional; crianças de 7 a 12 anos, têm 50% de desconto; e crianças com até 6 anos de idade, não pagam. Vale lembrar que, não é necessário reserva prévia e o pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão.

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Açaí do Ninja

De feirante a empresário de sucesso: Carlos Henrique e sua indústria de açaí

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Carlos Henrique Açaí do Ninja
Foto/Imagem: Divulgação/Açaí do Ninja

As dificuldades que surgem ao longo do caminho podem se tornar a força motriz para um destino de sucesso. Esse é o caso de Carlos Henrique, jovem empreendedor que, em 2015, aos 18 anos, ajudava a família em uma frutaria em Goiânia. Movido por sua paixão pelo açaí e por uma visão empreendedora, ele decidiu inovar ao oferecer porções de açaí com frutas na frutaria de seus pais. Com a popularidade crescente do produto, Carlos e sua esposa deram o próximo passo e montaram um delivery em casa, criando as bases para o que viria a ser a marca Açaí do Ninja.

Com ideias inovadoras e um espírito resiliente, a empresa cresceu e se transformou em uma franquia consolidada, que hoje conta com mais de 80 unidades em Goiás. A marca oferece receitas exclusivas, resultado de anos de testes e aprimoramentos, garantindo sabores marcantes, cremosidade e versatilidade que conquistam os clientes. A produção é feita em uma indústria própria, com matéria-prima de alta qualidade vinda diretamente da região Norte do Brasil e seguindo rigorosos padrões de higiene.

Agora, o Açaí do Ninja expande suas operações para a Capital Federal, trazendo um conceito de franquia de alimentação que agrada a todos os paladares. O cardápio diversificado inclui um self-service com 24 sabores de sorvetes, 5 tipos de açaí e 1 de cupuaçu, além de tigelas prontas com acompanhamentos e uma linha de pratos quentes, como tapiocas, mistos e omeletes. “Hoje, estamos em plena expansão para todo o Brasil, com uma indústria de alta capacidade de produção e uma equipe qualificada”, afirma Carlos Henrique, CEO da marca.

Carlos Henrique destaca que o futuro da marca inclui a expansão pelo modelo de franquias em todo o território nacional e a projeção de levá-la além das fronteiras, gerando empregos e valorizando a cultura do açaí. “Cada tigela de açaí que servimos carrega um pedaço do nosso coração. Mais do que uma empresa, nós construímos uma família”, completa o empresário.

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