Curta nossa página

Número de homicídios no Distrito Federal tem queda de 13,6% em relação ao ano passado

Publicado

Foto/Imagem:


Crimes letais e contra o patrimônio seguem em queda no Distrito Federal. De janeiro a outubro, o número de homicídios sofreu redução de 13,6% em relação ao mesmo período de 2014. Foram 573 casos nos primeiros dez meses do ano passado ante 495 em 2015. Isolado, porém, o índice de outubro sofreu acréscimo de cinco assassinatos. O número de homicídios foi de 50 para 55.

Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, na manhã desta terça-feira (17), na Subsecretaria de Integração de Operações de Segurança Pública. A titular interina da pasta, Isabel Figueiredo, diz que os números confirmam a tendência de redução nos assassinatos e reforçam a política do programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida.

“As variações deste mês [outubro] são pequenas e não mudam a tendência de queda do ano. Temos identificado dois fatores do programa que contribuem diretamente para essa redução em 2015: o trabalho coletivo das forças de segurança e o aprimoramento da Polícia Civil nas investigações”, explica.

A secretária chama a atenção para o aumento das apreensões de armas de fogo, que subiram 22% em relação a outubro passado. “É fundamental para a diminuição de outros crimes em médio prazo.”

Crimes contra o patrimônio
Juntos, também apresentaram queda os cinco crimes contra o patrimônio considerados prioritários pelo programa Viva Brasília — roubos a transeunte, de veículo, em transporte coletivo e em comércio e furto em veículo. Nos dez primeiros meses de 2015, a redução foi de 17,3%. Na comparação dos meses de outubro, o número caiu 8,8%. Somados, esses delitos representaram 42.515 registros neste ano. Até outubro de 2014, esses casos já chegavam a 51.427.

Os casos de furtos em veículos, por exemplo, sofreram redução de 36,6%: de 1.344 registros, em outubro de 2014, para 852 agora. No caso de roubos de veículos, a diminuição chegou a 15,9%, com queda de 515 para 433, no mesmo período.

O número de roubos em transporte coletivo, apesar de menor do que nos dez primeiros meses do ano passado (69 ocorrências a menos), aumentou na comparação dos meses de outubro. Foram 121 casos a mais. Na avaliação da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, o desfalque no policiamento rotineiro, deslocado para atuar em manifestações e em greves no mês passado, prejudicou a produtividade e o combate a ocorrências que exigem operações dirigidas, como os roubos em transporte coletivo. Em outubro, ocorreram 93 manifestações, protestos, bloqueios de vias e eventos — apenas 11 programados — e foram empregados 4.230 policiais militares nessas ocasiões.

Pesquisa
Pelo décimo mês seguido, o registro de estupros caiu. Em outubro de 2014, foram 66 casos. Agora, 54. A preocupação não é menor, uma vez que esse tipo de crime é um dos que costumam não ser registrados pelas vítimas. Para verificar a taxa de crimes não informados ao Estado e planejar políticas públicas mais eficazes, ela destaca a primeira Pesquisa Distrital de Segurança do Distrito Federal, do programa Viva Brasília.

Os 50 entrevistadores — uniformizados com camiseta branca que estampa o nome da pesquisa — já começaram a percorrer as 31 regiões administrativas. O trabalho vai até 16 de dezembro. As informações da pesquisa, um questionário de 45 minutos, são sigilosas.

Acesse a apresentação sobre os dados de outubro.

Amanda Martimon, da Agência Brasília

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense