Área central do Plano Piloto ganhará conselho comunitário de segurança; serão 37 no total

Brasília ganhará mais um conselho comunitário de segurança (Conseg). O colegiado será responsável por reformular o modelo de segurança pública da área central do Plano Piloto, que compreende a Rodoviária, o Setor de Diversões Sul (mais conhecido como Conic) e o Conjunto Nacional. Com a criação deste, chamado de Conseg Centro, e a reativação de outros três (Park Way, Tororó e Jardim Botânico), o Distrito Federal passará a ter 37 conselhos. Todas as 31 regiões administrativas de Brasília contam com pelo menos um. Águas Claras, pela grande variedade de habitações (verticais e horizontais), e Ceilândia, por sua extensão, têm dois cada uma. Em Brazlândia, Gama e Paranoá, um atua na área urbana e outro está voltado para as zonas rurais.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, o centro do Plano Piloto é onde se encontra grande parcela dos problemas de criminalidade da região administrativa. Na primeira reunião do Conseg Centro com as forças de segurança, será apresentado um documento com propostas que saíram de um workshop de quatro dias, em outubro, com a participação de 50 profissionais. O grupo também entrevistou cidadãos que transitam pela região para identificar as necessidades locais de segurança.
Prioridades
Rever as condições de segurança nos estacionamentos públicos e desocupar a plataforma superior da rodoviária, tomada por comércio irregular, está entre as prioridades da futura presidente do novo colegiado, Flávia Portela, prefeita do Setor de Diversões Sul. “A ideia é requalificar os espaços públicos por meio de atividades culturais, como exposições em parceria com artistas da região central, e do incentivo à economia criativa”, resume. Ela defende também a criação de uma central de monitoramento integrado, 24 horas por dia.
Farão parte do Conseg Centro representantes do 6º Batalhão da Polícia Militar, da 5ª Delegacia de Polícia, do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros e de órgãos ligados a problemas pontuais da área a ser coberta, além de líderes comunitários. A sede funcionará no Conic, Edifício Eldorado, 6º andar, sala 615.
Posse
Os novos membros dos conselhos comunitários de segurança foram eleitos em 12 de setembro e tomarão posse no dia 25 deste mês, às 10h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A cerimônia ocorrerá durante o Fórum Preparatório da Conferência Distrital de Segurança Pública. Sob a supervisão da secretaria, os Consegs reúnem-se periodicamente com a comunidade para discutir, propor e encaminhar ao poder público sugestões para combater a criminalidade.
Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia