Connect with us

Olá, o que você está procurando?

JAMA Open Network

Cleveland Clinic: vitamina C e o zinco são ineficazes em pacientes com Covid-19

Pesquisadores da Cleveland Clinic descobriram que o zinco ou o ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, ou uma combinação dos dois, não diminuem significativamente a gravidade ou a duração dos sintomas em pacientes positivos para Covid-19, quando comparados ao tratamento padrão. O estudo foi publicado nesta sexta (12) na JAMA Open Network.

Desde o início da pandemia de Covid-19, tem havido especulação generalizada sobre o papel de várias vitaminas e suplementos para prevenir ou tratá-la, mas permanecem evidências científicas limitadas. O zinco é conhecido por ser importante para a função imunológica. Também desempenha um papel na produção de anticorpos e glóbulos brancos e pode combater infecções. A vitamina C, um antioxidante, pode ajudar a reduzir os danos às células e demonstrou aumentar o sistema imunológico.

O ensaio clínico COVIDAtoZ envolveu 214 pacientes adultos com infecção confirmada por Covid-19. Os pacientes foram randomizados e receberam 10 dias de gluconato de zinco (50mg), vitamina C (8.000mg), ambos os agentes, ou tratamento padrão de abril de 2020 a outubro de 2020. O estudo foi interrompido por futilidade, sem diferença significativa entre os quatro grupos. Especificamente, o desfecho de uma redução de 50% nos sintomas não mostrou nenhuma diferença significativa entre o tratamento usual, vitamina C, gluconato de zinco ou o grupo que recebeu vitamina C e gluconato de zinco.

“Quando começamos este ensaio, não havia pesquisa para apoiar a terapia suplementar para a prevenção ou tratamento de pacientes com Covid-19”, disse Milind Desai, MD, MBA, diretor de operações clínicas do Instituto Cardíaco Vascular e Torácico da Clínica Cleveland e co -principal investigador do estudo. “Enquanto víamos a pandemia se espalhar pelo mundo, infectando e matando milhões, a comunidade médica e os consumidores se esforçaram para experimentar suplementos que acreditavam que poderiam prevenir a infecção ou aliviar os sintomas da Covid-19, mas a pesquisa agora está se recuperando. Embora a vitamina C e o zinco tenham se mostrado ineficazes como tratamento quando clinicamente comparados ao tratamento padrão, o estudo de outras terapêuticas continua.”

Os pacientes incluídos neste estudo não foram hospitalizados, mas sim atendidos em regime ambulatorial. “Sabemos que nem todos os pacientes com Covid-19 precisam de internação hospitalar e, em comparação com aqueles que estão sendo tratados em um ambiente hospitalar, são mais propensos a buscar suplementos que poderiam ajudá-los, portanto, era uma população importante a ser estudada,” disse Suma Thomas, MD, MBA, vice-presidente de operações estratégicas do Heart Vascular & Thoracic Institute da Cleveland Clinic e co-investigador principal do estudo.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

Um total de quatro eventos de segurança foram observados durante o estudo, incluindo 3 mortes. No entanto, o comitê de monitoramento de segurança de dados não acredita que qualquer um dos eventos adversos tenha sido causado por tratamentos individuais que os pacientes receberam como parte do estudo.

Existem medidas que as pessoas podem seguir para reduzir o risco de infecção. Quando possível, tome uma vacina contra a Covid-19. Continue a se distanciar socialmente, lave as mãos com frequência e use uma máscara em público.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Mão Santa

Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasceu no dia 16 de fevereiro de 1958, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.