Aqui tem, qualificação
GDF oferece 4 mil vagas em cursos gratuitos de formação profissional

Entre janeiro e setembro deste ano, as agências do trabalhador do Distrito Federal encaminharam 11.168 pessoas para as 10.571 vagas ofertadas. Mas apenas 33,4% dos candidatos foram efetivados. O motivo do baixo índice de contratação é a falta de qualificação.
Diante deste quadro, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria do Trabalho, vai lançar uma série de programas de qualificação social e profissional. O primeiro deles – intitulado Aqui tem, qualificação – está com edital previsto para esta segunda-feira (26). Serão disponibilizadas 4 mil vagas em 13 cursos presenciais, gratuitos, com direito a certificado.
“A maioria das pessoas que buscam emprego nas agências são jovens, que acabam de sair do ensino médio e não têm qualificação, não têm experiência ou estão adaptados a uma atividade laboral e não atendem aos requisitos solicitados”, detalha o secretário-executivo do Trabalho, Ivan Alves dos Santos. “Ou seja, muitas vagas abertas, mas poucas pessoas capacitadas para preenchê-las”, lamenta.
Segundo o gestor, a escolha dos cursos que serão disponibilizados atende às solicitações do setor produtivo. Ou seja, a grade de estudos ofertada seguiu as demandas de mercado que as agências do trabalhador têm registrado. Entre elas estão capacitações para profissões como: organizador de eventos, garçom, atendente de consultório, desenhista de página de internet, mecânico (automóveis e robótica), técnico e manutenção de equipamentos de informática, operador de rede de teleprocessamento, maquiagem e designer de sobrancelha, aplicativos móveis para Android, auxiliar de contabilidade, artesanato e assistente administrativo.
Os cursos estarão disponíveis em todos os períodos (matutino, vespertino e noturno). As salas de aula serão distribuídas por pelo menos cinco polos: Asas Sul e Norte, Gama, Taguatinga e Sobradinho. As inscrições deverão ser realizadas entre 26 de outubro e 7 de novembro, pelo site da Secretaria do Trabalho.
Além desse programa, o secretário do Trabalho, Thales Mendes, destaca outros já em vigência, que também visam a qualificação profissional. “Abrimos o cadastro de trabalhadores de veículo de tração animal, para identificar este público para iniciar o processo de migração deles para outras profissões, já que o trânsito de veículo de tração animal é proibido no DF”, explica Thales.
Segundo Thales, o governo está preocupado em amparar estes trabalhadores, popularmente conhecidos por carroceiros. “Essas pessoas precisam ser capacitadas para trabalharem com outras coisas. O mesmo faremos para os lavadores e guardadores de carro, com o objetivo de oferecer a eles cursos como atendimento ao público, novas tecnologias de lavagem e formas de recebimento pelos serviços prestados”, acrescenta o secretário.

-
Investimento de R$ 117 milhões
Governo assina contratos para construção de seis novas UPAs no DF
-
Se liga, cidadão!
Escorpiões: atenção redobrada ajuda a evitar acidentes em casa
-
Concurso 2873
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 51 milhões neste sábado (7)
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2874 pode pagar prêmio de 61 milhões nesta terça-feira (10)
-
Créditos do programa
Nota Legal 2025: prazo para indicação de conta bancária para resgate vai até 04/07
-
Boletim InfoGripe
Fiocruz: casos de síndrome respiratória em crianças e idosos continuam em alta
-
Continua acumulada
Mega-Sena 2875 pode pagar prêmio de 90 milhões nesta quinta-feira (12)
-
Segunda, 09 de junho
Semana começa com 893 oportunidades de emprego no Distrito Federal