Mercado de trabalho
Estágio se torna novo caminho para inclusão da pessoa com deficiência

Nesta segunda-feira (21) é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A Super Estágios alerta sobre a importância de inserir estudantes com algum tipo de limitação no mercado de trabalho.
O estudante de Publicidade e Propaganda, Lucas Silva, faz estágio como editor de vídeo e trabalha com anúncios para redes sociais. A paraplegia flácida limita os movimentos do estudante por afetar as suas pernas, mas não o impediu de assumir uma vaga no mercado de trabalho na área em que gosta.
“Na minha adolescência não via pessoas como eu em cargos de nível superior e ter essa oportunidade é uma conquista pessoal, pois demonstra que o nosso físico não limita nossa capacidade profissional”, explica o estudante.
Lucas faz parte dos cerca de 45 milhões de brasileiros, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possuem algum tipo de deficiência, representando 24% da população. O dia 21 de setembro representa um marco na conscientização e reforçar a importância de criação e manutenção de políticas públicas que buscam integrar esse público na sociedade como um todo.
O primeiro passo pode ser dado pelas as empresas, na oferta de vagas para Pessoas com Deficiência (PCD). A Super Estágios, empresa de recrutamento de estagiários, reforça a importância da criação de um ambiente inclusivo nas empresas, como uma ação para vencer o preconceito e reduzir as barreiras do pleno desenvolvimento de cada indivíduo.
O diretor da Super Estágios, Eduardo Lineker é um incentivador desse movimento. “No estágio não é diferente, incluir o jovem PCD no mercado de trabalho é o primeiro passo para que ele possa se desenvolver na vida profissional. Além disso, o estágio é uma oportunidade para que o jovem possa aprender a se relacionar com outras pessoas, ao mesmo tempo em que as outras pessoas aprendem a se relacionar com ele e acolhê-lo”, defende.
Segundo Lineker, o estudante com deficiência que obtém uma oportunidade de estágio tem suas limitações respeitadas e o ambiente é adequado diante da sua dificuldade. “A adaptação é feita de acordo com tipo e grau de deficiência do jovem. Mas há casos em que os jovens com deficiência não necessitam de adaptações e concorrem (e muitas vezes são contratados) às vagas de estágios com os estudantes sem nenhuma limitação. É importante salientar que o tempo máximo do estágio é de dois anos, mas esta regra não se aplica ao estudante com deficiência que pode atuar na oportunidade de estágio enquanto durar o seu vínculo escolar.
As pessoas com deficiências têm asseguradas o percentual de 10% (dez por cento) das vagas oferecidas pelas empresas, de acordo com a legislação vigente.

-
Se liga, cidadão!
Escorpiões: atenção redobrada ajuda a evitar acidentes em casa
-
Créditos do programa
Nota Legal 2025: prazo para indicação de conta bancária para resgate vai até 04/07
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2874 pode pagar prêmio de 61 milhões nesta terça-feira (10)
-
Continua acumulada
Mega-Sena 2875 pode pagar prêmio de 90 milhões nesta quinta-feira (12)
-
Segunda, 09 de junho
Semana começa com 893 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Ação o ano inteiro
Esforços do GDF refletem na redução de mais de 95% dos casos de dengue
-
#VacinaDF
Jovens de 15 a 19 anos têm até este sábado (14) para se vacinar contra HPV
-
Nesta terça-feira, 17
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 110 milhões