Curta nossa página

IMP Concursos

Especialista dá dicas de como fazer revisão para concursos públicos

Publicado

Foto/Imagem: Freepik
Jordanna Viana

O adiamento das provas pela pandemia de Covid-19 pode ser um importante aliado para a aprovação de quem sonha com um cargo público. Durante esse período os concursos públicos que estavam em andamento e com provas agendadas, foram adiados. Mas isso é de longe um motivo para perder o ânimo e relaxar em relação aos estudos.

Para o professor do IMP Concursos, Décio Sousa – especialista em matérias de raciocínio lógico, matemática, estatística e gerenciamento de estudos de alta performance, a nossa memória, salvo algumas exceções, absorve informações através da emoção ou pela repetição. No caso de conteúdo para o aprendizado, a repetição é o caminho que vai levar o aluno a fixar a matéria que está estudando, pois a repetição leva à absorção do máximo de conteúdo possível.

“É sabido que esqueceremos as informações com o passar do tempo, mas não podemos precisar um prazo determinado, pois varia caso a caso”, relata. O especialista ressalta a relevância de traçar estratégias de revisão para que o cérebro entenda o que deve ser armazenado.

Então, fica claro que o foco precisa ser naquilo que realmente será cobrado no dia da prova, afinal os editais são extensos, e se o aluno não priorizar, vai acabar se perdendo em meio a tanto conteúdo.

“Se o aluno seguir o que chamamos de Ciclo Específico de Alta Performance, que consiste em focar nos assuntos que ‘realmente são cobrados’, dispensar tópicos que não tem incidência em prova, fazer revisão semanal dos assuntos já estudados, será possível sim, estudar o que é cobrado no edital”, afirma Décio.

Confira as dicas

1. A organização é fundamental. Primeiramente, é necessário montar um plano de estudos com a correta divisão do assunto pelo tempo disponível. A sugestão é determinar, também, pelo menos um dia da semana para a revisão de todo o conteúdo já finalizado. Por conseguinte, o aluno deve realizar esquemas/resumos com o amparo de muitas questões de provas anteriores. E por fim, no dia determinado para a revisão no plano de estudos, o aluno deverá revisar o material produzido.

2. Não há fórmula mágica, a aprovação em concursos requer disciplina e muita dedicação. Estudar por esquemas, resumos feitos com apoio de questões de provas anteriores e revisão semanal dos esquemas/resumos são ótimos caminhos.

3. O aluno precisa entender que o estudo deve ser feito de maneira estratégica e eficiente. Fazer simulados semanais e observar se está alcançando no mínimo 80% de acertos. Lembrar que a revisão deve ser feita toda semana até perceber que já está dominando 100% os assuntos. Depois retirar do ciclo de revisão os tópicos que já não tem nenhuma dificuldade e priorizar os assuntos que ainda carecem de maior dedicação.

4. A dica para quem teve as provas adiadas é priorizar a revisão dos assuntos que ainda não domina 100% do conteúdo.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense