Maior durabilidade
Governo do DF vai trocar asfalto da Via Estrutural por concreto
A restauração do pavimento da Estrada Parque Ceilândia (EPCL), popularmente conhecida como Estrutural, vai sair do papel ainda este ano.
O serviço vai trocar o pavimento asfáltico das seis faixas de rolamento de todo o trecho da rodovia DF-095, de aproximadamente 12 km, por concreto. O orçamento previsto para a obra é de R$ 38 milhões.
De acordo com o diretor-geral do DER, Fauzi Nacfur Junior, o edital deve ser lançado até o fim da primeira quinzena de julho. O protocolo de intenções entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) já foi assinado. “Agora com o protocolo assinado e o orçamento garantido, a Terracap está ajustando os últimos detalhes para efetivamente lançarmos o edital. Estimamos que até outubro consigamos iniciar a obra”, informou.
Mais resistente
A troca de material de asfalto para concreto tem o objetivo de garantir maior segurança e durabilidade à via. Enquanto o pavimento asfáltico de boa qualidade requer manutenção em no máximo cinco anos, o concreto dura até 20 anos.
Em todo o Distrito Federal somente dois locais já contam com faixas de concreto. A faixa exclusiva para ônibus da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), com 12 km de extensão e a faixa exclusiva do BRT Sul, com extensão de 1,2 km.
A Estrutural será a primeira rodovia com as faixas de rolamento, em toda a sua extensão, totalmente em concreto.
Izidio Santos, presidente da Terracap, diz que a obra é um marco na cidade. “É um piso moderno, com durabilidade alta e com preços equiparados aos de pavimento asfáltico. Por isso, o governador resolveu inovar numa via tão importante como essa e utilizar o pavimento rígido”.
Pela DF-095 trafegam, aproximadamente, 120 mil veículos por dia. Esses motoristas são oriundos das cidades de Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Cidade Estrutural e de Águas Lindas de Goiás (GO), via BR-070.
Atualizado em 26/06/2020 – 08:57.
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