Entrada franca
Brasília recebe 2ª Edição do LIFA Brasil no dia 14 de dezembro

A 2ª Edição no Brasil do Festival LIFA – Liga Internacional de Festivais e Artistas da Música aterrissa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília) no dia 14 de dezembro (sábado) com entrada franca. A curadoria da LIFA reservou várias surpresas para 2019. “O LIFA é um festival que cria uma conexão do Brasil com diversos países da América Latina, por meio de suas produções culturais. No line up dessa edição, artistas de 7 países se apresentam, além do Brasil. A prestigiada Funk Como Le Gusta traz Jorge Cerato, trompetista cubano. A Orquesta Atípica de Lhamas, chega ao festival com músicos chilenos, colombianos, bolivianos e argentinos, o Cuatro Pesos de Propina vem representando o Uruguai e o live PA do Oscilador Bass diretamente do LIFA México. O LIFA não é um festival de música latina, mas de cultura latina.” Conta Tiago Satya, músico e embaixador da LIFA no Brasil.
O LIFA Brasil traz shows de Cuatro Pesos de Propina, BRAZA, Funk Como Le Gusta, Muntchako, Moara, Maria Sabina & a Pêia, O Tarot, Orquesta Atípica de Lhamas, DJ Barata e o DJ Mexicano Oscilador Bass. A maratona de apresentações tem início às 14 horas e carimba o passaporte para uma viagem pelos sons da América Latina. Passa pelo Uruguai com a Banda Cuatro Pesos de Propina, pela plural Orquesta Atípica de Lhamas, com integrantes de diversos países que criam novas fronteiras geográficas para aguçar nossos ouvidos. Já a Banda BRAZA faz o resgate de raízes e valoriza a cultura brasileira.
De Brasília um time de talentos se reveza no palco do LIFA Brasil: Muntchako, Moara, Maria Sabina & a Pêia, O Tarot e o DJ Barata. O que os une? A gênese diversa de cidade, formada por brasileiros dos quatro cantos do País, o que reforça a criatividade dos músicos locais em um caleidoscópio de influências que ganha o palco deste Festival repleto de cores e temperos sonoros.
A multiplicidade de ritmos do Funk Como Le Gusta. A big band paulistana funde Black Music com Música Latina, Samba Rock e toques eletrônicos com maestria. Um presente para encerrar o Festival em grande estilo.
Única na América Latina, a Liga Internacional de Festivais e Artistas da Música, festival de música independente advindo do México, foca no mercado da Música. A LIFA valoriza a Música nacional independente e cria um circuito que promove o diálogo entre artistas e profissionais dos circuitos local, nacional e internacional na América Latina.
Sobre a LIFA
O Festival LIFA foi criado em 2018 em uma parceria entre produtores mexicanos e brasileiros. Desde sua primeira edição, o festival tem como objetivo reforçar Brasília como um ponto forte para a arte na América Latina, colocando-a dentro de um circuito permanente e anual de festivais, gerando oportunidades consistentes para os artistas e fomentadores brasileiros, além de fortalecer a comunicação entre mercados latino-americanos, a primeira edição do LIFA BRASIL inovou ao oferecer dois dias de festival, com um dia inteiro voltado a profissionais do mercado musical e um segundo focado em entretenimento com shows e apresentações.
Realizado nos dias 2 e 3 de novembro, no Toinha Brasil Show, um galpão com capacidade para 2 mil pessoas no SOF SUL, o evento reuniu diversas propostas que incluíram desde palestras e workshops até um concurso de bandas que presenteou a vencedora com uma passagem para tocar no LIFA México.
Em sua primeira edição, o LIFA provocou os músicos e profissionais de Brasília a comparecerem a uma rodada de palestras com nomes de peso do mercado. Foram temas como sonorização, produção, iluminação e outros assuntos, encabeçados por quem entende do assunto.
Um deles foi Décio Zitto, conhecido no ramo como MacGyver. O produtor que tem em seu currículo grandes turnês como Madonna e Michael Jackson apresentou seu trabalho e conversou com os participantes sobre o mercado musical no Brasil e fora dele.
Tobé Lombello e Filipe Bizorro, a frente da Freakhouse, uma das maiores produtoras e eventos como o Rock in Rio foram outros que compareceram para falar sobre direção artística e musical, dentre outros aspectos do segmento.
Danniel Augusto, o Bisteka, encerrou o ciclo de palestras falando sobre sua atuação empresarial com grupos fora de outro circuito musical como os rappers do Damassaclan, grupo atualmente conhecido como o Dream Team do rap nacional.
Durante o primeiro mês de divulgação do Festival mais de 60 bandas ou músicos com projetos autorais se inscreveram no concurso El Camino de Lifa.
Todos foram avaliados pela produção do festival que selecionou seis bandas que se apresentaram ao vivo nos palcos do festival.
Uma votação aberta entre as seis finalistas elegeu uma banda preferida do público, a Jambalaia, que arrumou as malas para se apresentar no LIFA México 2019 com todas as despesas pagas.
Prata da casa, a banda Scalene foi a principal atração do evento que teve também como objetivo a valorização de artistas locais.
Ao lado deles e com bagagem recheada de turnês, a banda Alarmes também se apresentou no palco principal.
O evento aconteceu em dois palcos: Enquanto no palco EL CAMINO, as bandas autorais selecionadas para o concurso disputavam a votação do público em tempo real, no palco LIFA, o principal, as bandas de grandes nomes no cenário nacional performavam.
O festival ainda contou em seu line up com o repertório de pop e rock e voz marcante da banda Adriah, com as melodias da divertida Funqquestra que lançou duas novas composições durante o evento, Capivara Brass Band e Consuelo.
Line up
- 14h – DJ Barata
- 15h – Maria Sabina & a Pêia
- 16h – Moara
- 17h – O Tarot
- 18h – Orquesta Atípica de Lhamas
- 19h15 – Muntchako
- 20h15 – Cuatro Pesos de Propina
- 21h45 – Braza
- 23h15 – Funk Como Le Gusta

Nesta segunda (21)
Menos é Mais e outros artistas fecham shows dos 65 anos de Brasília

A música brasiliense dará o tom da festa em comemoração ao aniversário da capital, nesta segunda-feira (21), na Esplanada dos Ministérios. Na exata data em que Brasília completa 65 anos, grandes nomes da cidade, como Menos É Mais, BenzaDeus, e Adriana Samartini prometem agitar o público e encerrar em grande estilo a programação, que começou no sábado (19).
Os shows começam às 14h, com a banda de pagode Doze por Oito. Às 15h10, a roda de samba continua, com a energia do BenzaDeus. Às 16h20, é a hora do axé de Adriana Samartini. Fechando a primeira parte, às 17h30, o forró de Leon Correia fará todo mundo dançar agarradinho.
Uma das atrações mais esperadas, o grupo Menos é Mais — nome brasiliense de maior sucesso na atualidade — sobe ao palco às 19h. No repertório, clássicos do pagode, como Melhor eu Ir e Ligando os Fatos, se unem aos hits da banda, a exemplo de Coração Partido, Lapada Dela e Vai me Dando Corda.
Além dos artistas de Brasília, a festa terá ainda representantes de um dos gêneros favoritos dos brasilienses: o sertanejo. Às 21h20, quem se apresenta é a dupla Bruno Cesar & Rodrigo. O encerramento ficará por conta de Zé Neto & Cristiano, donos dos sucessos Notificação Preferida, Barulho do Foguete e Largado às Traças.
Mais atrações
A fé também terá espaço na programação desta segunda-feira (21). Às 10h, no palco da Esplanada, haverá uma celebração gospel, que, a partir das 11h, contará com show do cantor Eli Soares, sete vezes indicado e duas vezes vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa.
Para os católicos, também às 10h, haverá uma missa especial pelo aniversário de Brasília e pelo jubileu da arquidiocese da capital, na Catedral. Presidida pelo arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, a celebração terá a presença da cruz usada na primeira missa do Brasil, que está em peregrinação pelo país.
Também na manhã de segunda, às 14h, a Esplanada terá teatrinho infantil e atividades recreativas para crianças.
Todas as atrações são gratuitas. E o público também pode chegar a elas gratuitamente, por meio do programa Vai de Graça. Ônibus e metrô estão operando sem custo entre quinta (17) e segunda-feira (21), inclusive, com reforço nas linhas.
Taguatinga
Alameda Shopping celebra Páscoa com feira temática e programação especial

O evento mais doce do ano está prestes a encantar Brasília! Até o dia 20 de abril, o Alameda Shopping promove sua tradicional Feira de Páscoa, na Praça de Eventos, trazendo uma seleção irresistível de delícias artesanais, chocolates finos, ovos decorados, presentes temáticos e muito mais para toda a família.
Pensada para quem quer celebrar a Páscoa com afeto, sabor e criatividade, a feira do Alameda Shopping reúne expositores locais e marcas renomadas. O público poderá encontrar desde clássicos ovos de chocolate até opções gourmet— tudo em um só lugar.
Além das compras, o Alameda Shopping preparou um calendário de atividades para divertir os pequenos. No dia 19 de abril, a criançada será convidada a embarcar em uma brincadeira cheia de encanto e sabor, com oficinas e interações lúdicas que prometem transformar o shopping em um verdadeiro mundo mágico da Páscoa.
E para encerrar a programação, ainda no dia 19, acontece a esperada Caça ao Ninho, uma aventura divertida em que as crianças seguem pistas e desafios até encontrar os tão desejados ovos de Páscoa. Ao todo, 350 crianças serão atendidas na data festiva. A atividade já virou tradição no shopping e promete momentos inesquecíveis para toda a família.
Horários de funcionamento – Semana Santa
18 de abril (Sexta-feira Santa)
– Lojas fechadas
– Praça de Alimentação aberta das 11h às 18h
21 de abril (Tiradentes – segunda-feira)
– Funcionamento normal: das 9h às 21h
-
3.844 bilhetes premiados
Nota Legal: 2º sorteio de 2024 ainda tem R$ 430 mil à espera de resgate
-
Mais segurança
Uber em Brasília terá botão de emergência com ligação para a Polícia Militar (190)
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos