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Ano letivo de 2020

Não adianta acampar nas escolas para matrícula, diz subsecretário

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Foto/Imagem: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Jéssica Antunes

Diz a Constituição Federal e reforça o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): é competência do governo proporcionar os meios de acesso à educação. No Distrito Federal, a primeira etapa necessária para garantir uma vaga em uma das 792 escolas públicas começa na próxima semana. De 25 de setembro a 24 de outubro, terão canal direto para a inscrição os pais ou responsáveis interessados em matricular, pela primeira vez, estudantes para o ano letivo de 2020. Em entrevista à Agência Brasília, o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação (SEE), Cláudio Amorim, fala sobre o procedimento e avisa: não adianta “acampar” em frente às escolas. A inscrição só poderá ser feita pelo site da pasta ou pela Central 156, nas datas definidas. Para facilitar o acesso às informações e tirar dúvidas, a secretaria mantém disponível ao público a página Matrículas 2020.


Entrevista


Qual é o público-alvo das inscrições para as matrículas de 2020? 

São os alunos novos da Secretaria de Educação: aqueles vindos da rede privada, de outros estados ou até mesmo aqueles que deixaram de concluir seus estudos – por evasão, reprovação ou desistência de mais de um ano. É o momento em que damos prioridade àqueles que vão ingressar ou reingressar na rede pública de ensino do DF.

Como os pais ou responsáveis podem fazer a inscrição para matrícula nova do próximo ano letivo? 

Inicialmente, de 25 de setembro até 10 de outubro, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Secretaria de Educação. Depois disso, a pessoa poderá usar tanto o meio eletrônico quanto o telefone, pela Central 156 [opção 2; das 7h às 21h]. Nossa perspectiva é que, com acesso à informação, com os meios de comunicação disponíveis, será possível fazer a inscrição em qualquer momento e local, até porque o governo tem disponibilizado, em alguns estabelecimentos públicos, o Wi-Fi Social [acesso gratuito à internet].

Quais informações a pessoa deve ter em mãos na hora da inscrição?

São obrigatórios o CPF do aluno e o CEP da residência em que mora ou do trabalho dos pais ou responsável. Nosso geoprocessamento é realizado de acordo com o CEP cadastrado, dando prioridade ao endereço mais próximo. É importantíssimo não colocar o CEP da escola. Isso dá problema no sistema e muito provavelmente a pessoa não vai conseguir a vaga na região solicitada.

É de se supor que as pessoas que colocam o CEP da escola tenham interesse específico naquela unidade. É possível escolher em qual colégio matricular?

Não tem como escolher. Nós fazemos o geoprocessamento e o sistema localiza a unidade mais próxima do endereço cadastrado. Não operamos mais com aquele formato de antigamente em que os pais iam até a porta da escola para escolher. Isso não condiz com a realidade do DF. Não adianta fazer “acampamento” porque não será atendido. Inclusive, os secretários escolares não possuem acesso para fazer matrícula nesse período de inscrição de matrículas novas.

O sistema é o mesmo para as vagas em escolas com gestão compartilhada ou com período integral? 

A regra é a mesma. É o geoprocessamento que define o local de estudo.

Este período de quase um mês de inscrições vale para quais modalidades de ensino? 

Para todas as modalidades de ensino regular, que vai da creche até o ensino médio. Temos calendário específico para educação profissional, para as ofertas complementares dos Centros Interescolares de Línguas [CIL] e da Educação de Jovens e Adultos [EJA].

O cadastramento da modalidade da educação especial, para alunos com deficiência, é diferenciado? 

Para crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, o período vai de 10 a 24 de outubro. Esses alunos devem procurar a regional de ensino para ter atendimento especial e especializado. O CEP, nesses casos, é importantíssimo, porque nos preocupamos muito com a locomoção. Esses têm prioridade para estudar o mais próximo possível da residência ou do trabalho dos pais. Além disso, é preciso que apresentem um relatório médico com diagnóstico. Todas as regionais estão sendo capacitadas para esse atendimento.

Há vaga para todos os estudantes no DF?

Temos vaga para todos os estudantes. Não tem como garantir que sejam matriculados na escola mais próxima de casa ou do trabalho em virtude de demandas e necessidades locais de cada região administrativa, mas nós temos salas suficientes, e todos os alunos serão alocados em 2020.

A inscrição, por si só, garante vaga? Quais os procedimentos para formalizar a matrícula? 

Não. A efetivação da matrícula acontecerá em um próximo momento. Ainda estamos fechando o planejamento. Geralmente acontece entre janeiro e fevereiro. É quando os pais ou responsáveis têm prazo para procurar a escola em que o aluno foi contemplado e entregar a documentação.

Quando os estudantes matriculados, que já fazem parte da rede, podem solicitar transferência? 

As vagas remanescentes são abertas somente após a alocação dos novos alunos na rede. Então, é preciso esperar a efetivação das matrículas dos que vão se inscrever agora. O que sobrar, em cada regional de ensino, vamos ofertar para o estudante escolher para onde quer ser transferido. Nessa etapa, é possível demonstrar o interesse na unidade de ensino, mas dependerá da quantidade de vagas na escola.

Como funcionam as matrículas para as creches?

As matrículas para as creches acontecem durante todo o ano; basta ligar na Central 156. O DF tem uma das maiores quantidades de creches no Brasil, mas, mesmo assim, não conseguimos zerar o cadastro de espera. Hoje, existem critérios estabelecidos por uma pontuação realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social [Cras] e pelo Conselho Tutelar, que envolve vulnerabilidade social, renda familiar e recebimento de benefícios governamentais. Existe um ranqueamento a partir disso, e chamamos de acordo com as vagas e inaugurações de creches. A meta é zerar a fila de espera nessa faixa etária até 2024.

Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Ao Vivo de Brasília
Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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