Curta nossa página

Ciatox-DF

Centro toxicológico esclarece sobre lagartas encontradas no DF

Publicado

Foto/Imagem: Matheus Oliveira/ Saúde-DF


O Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Distrito Federal (Ciatox-DF) divulgou, em nota, informações sobre as lagartas, ou taturanas, encontradas pela população no DF.

O documento relata que a maioria delas não causa acidentes hemorrágicos e foram identificadas como Automeris, gênero de taturanas pertencente à família Saturniidae.

Em caso de contato com o animal, deve ser obedecido o protocolo de primeiro atendimento:

  • Lavagem do local de contato com água e sabão neutro;
  • Utilização de corticóide tópico;
  • Ingestão de anti-histamínico e/ou analgésicos, se necessário;
  • Administração de compressas frias no local.

Lonomia obliqua A lagarta denominada Lonomia obliqua pertence a um gênero de lagarta espinhosa. O contato com suas cerdas pode produzir um acidente hemorrágico sistêmico e, às vezes, fatal.

Este gênero de lagartas, também da família Saturniidae, é encontrado com mais frequência no sul do país: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Nas últimas duas semanas no Distrito Federal ocorreram dois casos de contato de seres humanos com este gênero de lagarta. O veneno da Lonomia pode causar sintomas urticantes e hemorrágicos.

Os principais sinais e sintomas são:

  • Edema, eritema, enfartamento ganglionar;
  • Prurido local, dor local intensa em queimação;
  • Náusea, vômitos, diarreia.

Entre 8 horas e 72 horas do contato com essa lagarta, a pessoa pode apresentar equimoses, hematomas de aparecimento espontâneo ou provocados por traumas ou em lesões cicatrizadas, hemorragias de cavidade mucosa, hematúria, sangramentos em feridas recentes, hemorragias intra-articulares, abdominais, pulmonares, glandulares e hemorragia intraparenquimatosa cerebral (HIC).

Os acidentes com a Lonomia, são classificados como:

Leve: presença de sintomas locais como dor em queimação e bolhas; exames de coagulação normais; ausência de sangramento. O tratamento é basicamente sintomático. Observar por até 72 h.

Moderado: sintomas locais presentes ou não, exames de coagulação prolongados ou incoaguláveis, com ou sem sangramento (gengivorragia, equimose). O tratamento é sintomático e específico com cinco ampolas de soro antilonômico.

Grave: presença ou não de sintomas locais, exames de coagulação prolongados ou incoaguláveis, manifestações hemorrágicas em vísceras (hematêmese, sangramento pulmonar, hemorragia intracraniana) e/ou com alterações hemodinâmicas. O tratamento é sintomático, de suporte e específico com 10 ampolas de soro antilonômico.

Classificação – Os acidentes podem necessitar de reclassificação em até 72 horas, caso mudem os sinais e sintomas do paciente.

Na maioria das vezes, o caso moderado e grave que necessitam o uso do soro antilonômico já são classificados no primeiro atendimento após a realização dos exames laboratoriais: Tempo de coagulação (TC) – Tempo de protrombina (TP) – Tempo de tromboplastina Parcial Ativada (TTPA), com seus resultados alterados.

Acidentes moderados e graves, deverão ser reavaliados com a realização de exames 24 horas após o tratamento com o soro antilonômico, com nova coleta de sangue para análise de TC, TP, TTPA; hemograma e plaquetas; uréia, creatinina e urina EAS. A alta hospitalar só é recomendada com o resultado do exame TAP > 50% e função renal normal.

A liberação do paciente após atendimento por contato com a Lonomia deve ocorrer após 12 horas de observação, sendo realizados exames em 6 horas e 12 horas após o acidente, nos acidentes leves onde não haja sangramentos.

Caso na reavaliação tenha algum dos exames alterados o uso do soro antilonômico estará indicado. O soro antilonômico está disponível em todos os hospitais da rede pública da SES-DF.

Contato – Em caso de acidente com lagartas, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Distrito Federal (Ciatox/Samu) poderá ser acionado nos telefones 0800 644 6774 e 0800 722 6001.

Os contatos funcionam 24 horas por dia com profissionais de saúde capacitados para prestar o suporte necessário aos casos.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense