Entrada gratuita
Arte & Fatos celebra 30 anos com ‘Lágrimas de Guarda-Chuva’

Com 14 montagens e mais de 150 prêmios, o grupo goiano de teatro Arte & Fatos completa 30 anos de carreira apresentando a turnê de Lágrimas de Guarda-Chuva, na Sala Plínio Marcos do Complexo Cultural Funarte, nos dias 22 e 23 de março, às 20h. A entrada é franca.
O mais novo espetáculo do grupo, Lágrimas de Guarda-Chuva, dirigido por Danilo Alencar, traz à tona as relações humanas vistas pelo prisma do mundo contemporâneo. O medo, a solidão, o egocentrismo e o absurdo permeiam o roteiro da apresentação. O espetáculo adentra o universo circense, com propostas claunescas, malabares e mágicas. Estes elementos se juntam a outros, trazendo ao público uma reflexão sobre a arte que o grupo se propõe a fazer.
De acordo com Danilo Alencar, a ideia desta turnê é levar o espetáculo a lugares onde o teatro não chega com facilidade. Em todas as cidades goianas a entrada será gratuita. Já Brasília e Belo Horizonte foram escolhidas por serem cidades onde o grupo tem intenso intercâmbio. Esta última, por exemplo, é a cidade onde nasceu o texto deste espetáculo: um presente que Danilo Alencar ganhou de Eid Ribeiro. “Há uns oito anos, o diretor e dramaturgo do grupo Armatrux assistiu aqui em Goiânia ao nosso espetáculo Balada de um Palhaço. Houve um sincronismo muito grande entre os meus trabalhos e os deles e fui presenteado com esta obra”, conta Alencar se referindo a “Lágrimas de Guarda-Chuva”.
Sobre o espetáculo – Seis personagens se encontram em uma praça de uma cidade deserta, seus moradores sucumbiram ao mal da cólera. Sansão, um mágico decadente, insiste nos repetidos números artísticos, como transformar Angelina em Zambê, a mulher macaco. Há uma incógnita na relação dos dois, ao mesmo tempo Angelina parece ser secretaria, amante,às vezes filha. Após horas insistindo em chamar a atenção de algum morador do solitário lugar, ambos percebem terem caído numa cidade fantasma.
São surpreendidos por três cegos, que no acaso do destino cruzam seus caminhos. A partir desse encontro há um embate que conduz a trama a um jogo de interesses entre o amor, o sexo, o dinheiro, a ambição, a cobiça, o medo, a solidão. Carmelo, sobrevivente da trágica cólera, testemunha o embate entre as respectivas personagens, sua presença muda o jogo e suas regras.
30 anos de estrada – O Grupo de Teatro Arte & Fatos foi fundado em 1988, pelo diretor Danilo Alencar, fazendo parte do Programa Cultural da Universidade Católica de Goiás, hoje, Coordenação de Arte e Cultura da PUC GOIÁS. A pesquisa do grupo era voltada para montagens que retratassem fatos históricos. Esta pesquisa segue presente no trabalho atual do grupo, que também se dedica constantemente à pesquisa sobre o trabalho do ator e o estudo das diversas formas e possibilidades do fazer teatral.
O primeiro espetáculo do grupo foi apresentado em 1988, “Nos trilhos da História”. De lá para cá o grupo circulou por 16 estados do país e recebeu mais de 150 prêmios. “Lágrima de Guarda-Chuva” é o 14º trabalho conduzido por Alencar. “Fazer arte é um sacerdócio, se eu não trabalhasse com teatro todo esse tempo, acho que muita coisa não faria sentido. Acho que fazendo teatro aprendemos a conhecermos melhor a nós e aos outros. O “Lágrimas” tem sido uma luz guia em relação ao caminho que queremos ou pretendemos em nossas vidas”, comenta o diretor sobre a atual fase do trabalho do grupo.
Turnê “Lágrimas de Guarda-Chuva”, grupo Arte & Fatos
- Dias 22 e 23 de março (quinta e sexta-feira), às 20h
- Sala Plínio Marcos do Complexo Cultural Funarte (Eixo Monumental)
- A entrada é gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes das sessões
- Não recomendado para menores de 12 anos

Nesta segunda (21)
Menos é Mais e outros artistas fecham shows dos 65 anos de Brasília

A música brasiliense dará o tom da festa em comemoração ao aniversário da capital, nesta segunda-feira (21), na Esplanada dos Ministérios. Na exata data em que Brasília completa 65 anos, grandes nomes da cidade, como Menos É Mais, BenzaDeus, e Adriana Samartini prometem agitar o público e encerrar em grande estilo a programação, que começou no sábado (19).
Os shows começam às 14h, com a banda de pagode Doze por Oito. Às 15h10, a roda de samba continua, com a energia do BenzaDeus. Às 16h20, é a hora do axé de Adriana Samartini. Fechando a primeira parte, às 17h30, o forró de Leon Correia fará todo mundo dançar agarradinho.
Uma das atrações mais esperadas, o grupo Menos é Mais — nome brasiliense de maior sucesso na atualidade — sobe ao palco às 19h. No repertório, clássicos do pagode, como Melhor eu Ir e Ligando os Fatos, se unem aos hits da banda, a exemplo de Coração Partido, Lapada Dela e Vai me Dando Corda.
Além dos artistas de Brasília, a festa terá ainda representantes de um dos gêneros favoritos dos brasilienses: o sertanejo. Às 21h20, quem se apresenta é a dupla Bruno Cesar & Rodrigo. O encerramento ficará por conta de Zé Neto & Cristiano, donos dos sucessos Notificação Preferida, Barulho do Foguete e Largado às Traças.
Mais atrações
A fé também terá espaço na programação desta segunda-feira (21). Às 10h, no palco da Esplanada, haverá uma celebração gospel, que, a partir das 11h, contará com show do cantor Eli Soares, sete vezes indicado e duas vezes vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa.
Para os católicos, também às 10h, haverá uma missa especial pelo aniversário de Brasília e pelo jubileu da arquidiocese da capital, na Catedral. Presidida pelo arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, a celebração terá a presença da cruz usada na primeira missa do Brasil, que está em peregrinação pelo país.
Também na manhã de segunda, às 14h, a Esplanada terá teatrinho infantil e atividades recreativas para crianças.
Todas as atrações são gratuitas. E o público também pode chegar a elas gratuitamente, por meio do programa Vai de Graça. Ônibus e metrô estão operando sem custo entre quinta (17) e segunda-feira (21), inclusive, com reforço nas linhas.
Taguatinga
Alameda Shopping celebra Páscoa com feira temática e programação especial

O evento mais doce do ano está prestes a encantar Brasília! Até o dia 20 de abril, o Alameda Shopping promove sua tradicional Feira de Páscoa, na Praça de Eventos, trazendo uma seleção irresistível de delícias artesanais, chocolates finos, ovos decorados, presentes temáticos e muito mais para toda a família.
Pensada para quem quer celebrar a Páscoa com afeto, sabor e criatividade, a feira do Alameda Shopping reúne expositores locais e marcas renomadas. O público poderá encontrar desde clássicos ovos de chocolate até opções gourmet— tudo em um só lugar.
Além das compras, o Alameda Shopping preparou um calendário de atividades para divertir os pequenos. No dia 19 de abril, a criançada será convidada a embarcar em uma brincadeira cheia de encanto e sabor, com oficinas e interações lúdicas que prometem transformar o shopping em um verdadeiro mundo mágico da Páscoa.
E para encerrar a programação, ainda no dia 19, acontece a esperada Caça ao Ninho, uma aventura divertida em que as crianças seguem pistas e desafios até encontrar os tão desejados ovos de Páscoa. Ao todo, 350 crianças serão atendidas na data festiva. A atividade já virou tradição no shopping e promete momentos inesquecíveis para toda a família.
Horários de funcionamento – Semana Santa
18 de abril (Sexta-feira Santa)
– Lojas fechadas
– Praça de Alimentação aberta das 11h às 18h
21 de abril (Tiradentes – segunda-feira)
– Funcionamento normal: das 9h às 21h
-
Dr. Ricardo Ferreira
Doença de Chagas: como ela afeta a saúde do coração e pode até matar
-
3.844 bilhetes premiados
Nota Legal: 2º sorteio de 2024 ainda tem R$ 430 mil à espera de resgate
-
Mais segurança
Uber em Brasília terá botão de emergência com ligação para a Polícia Militar (190)
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo