Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Início das obras

Começa o escoramento do viaduto da Galeria dos Estados

Para impedir que o restante do viaduto da Galeria dos Estados caia, o governo de Brasília deu início nesta sexta-feira (9) ao escoramento primário da estrutura.

O procedimento vai durar dois dias e consiste na instalação de seis torres para garantir a segurança dos trabalhadores. Por serem feitas de material mais leve, as estruturas são montadas fora da área atingida e em seguida levadas para debaixo do viaduto.

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) tocam a obra, vistoriada pelo governador Rodrigo Rollemberg nesta sexta-feira (9).

“Ao mesmo tempo em que iniciamos o escoramento, fazemos os desvios necessários para garantir o retorno do trânsito no Eixão. Também estamos estudando uma solução para que os pedestres atravessem com segurança”, resumiu o governador.

A ideia é impedir, do modo mais rápido possível,  que a estrutura ceda. Depois, o material será trocado por pilares de sustentação iguais aos usados na concretagem do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

Após a fase de escoramento primário, serão instalados 16 pilares de aço debaixo do viaduto. “Com o primeiro escoramento, os trabalhadores vão conseguir colocar os perfis metálicos, que são mais pesados. Nessa hora os eles precisam ficar mais tempo embaixo do viaduto”, explicou o diretor de Edificações da Novacap, Márcio Buzar, que será nomeado diretor-geral do DER-DF.

Essa segunda etapa, com os pilares de aço, permitirá ao governo dar sequência ao projeto para a área e definir se vai demolir ou recuperar o restante do viaduto. Partes da estrutura serão recolhidas e estudadas em laboratórios da Universidade de Brasília para, então, ser definido um diagnóstico da situação.

“Os pilares daqui são do mesmo perfil de aço de alta resistência usado na concretagem do Estádio Nacional Mané Garrincha, que aguenta até 250 toneladas”, disse o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto.

O prazo para a finalização da obra depende do diagnóstico dos engenheiros. “Com essa informação, vamos poder contratar emergencialmente uma empresa para fazer a recuperação. Somente nesse momento vamos conseguir dizer qual será o prazo para a conclusão”, explicou Rollemberg.

Segundo ele, a verba para o serviço está garantida. “Grande parte é obra direta da Novacap. O valor da recuperação, no entanto, vai depender da possibilidade de reutilização dessa estrutura.”

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

Enquanto os trabalhadores atuam na área atingida, engenheiros ficam do lado externo em observação constante. Se houver qualquer trinco novo, um apito será acionado para que todos se dirijam a um lugar seguro.

Nesta manhã, equipes da Novacap também começaram a marcar a área para instalar tapumes. O objetivo é impedir a passagem de pedestres em pontos de maior risco.

Construção de alças para aliviar o trânsito – Paralelamente à recuperação da estrutura que tombou na terça-feira (6), estão sendo construídas alças para a passagem de veículos. “Três faixas com início e fim na entrada e na saída do Eixão”, disse Buzar.

Segundo ele, está sendo feita a limpeza da área para, em seguida, compactar e colocar o asfalto. A previsão, dependendo da chuva e das medidas de segurança dos trabalhadores, é que fiquem prontas até o fim do carnaval.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.
Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Justiça Eleitoral

Funcionamento inclui finais de semana, feriado e horários estendidos; atendimento por meio do aplicativo DF Libras também está disponível

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

Sexta, 17 de abril

Interessados podem cadastrar o currículo no app Carteira de Trabalho Digital ou ir pessoalmente a uma agência do trabalhador

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.