Substitui Edval Novaes
Delegado Cristiano Barbosa Sampaio assume Segurança
A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social tem um novo titular. Cristiano Barbosa Sampaio, que era secretário adjunto da pasta, substitui Edval de Oliveira Novaes Júnior, que esteve à frente da secretaria desde março de 2017.
Novaes pediu exoneração ao governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, por uma decisão pessoal de se aposentar do serviço público.
No pedido, ele agradece a oportunidade, diz que se sentiu motivado pelo programa de governo e destaca os resultados apresentados na gestão, como a redução dos índices de homicídios no DF: o menor dos últimos 29 anos.
Em cerimônia na manhã desta sexta (2) para apresentar 300 novos bombeiros militares do DF, Rollemberg comentou sobre a saída de Novaes. “Edval foi um excelente secretário, basta ver os indicadores. Fechamos 2017 com redução em praticamente em todos os tipos de crimes”, elogiou.
O governador ressaltou ainda a importância do trabalho em conjunto na área de segurança. “É importante reconhecer que temos uma equipe composta pelo secretário, pelo secretário adjunto, pelos subsecretários, pelos comandantes da Polícia Militar e dos bombeiros e dos diretores da Polícia Civil e do Detran. Esse trabalho vai continuar.”
Perfil de Cristiano Sampaio – Delegado federal desde 2003, o baiano Cristiano Barbosa Sampaio foi chefe da Delegacia Fazendária e delegado regional de Combate ao Crime Organizado no Pará (2003-2004), chefe-substituto da Unidade de Repressão aos Crimes Cibernéticos em Brasília (2005-2006) e titular da Delegacia de Combate a Crimes Contra o Patrimônio em Alagoas (2007-2008).
De volta a Bahia, comandou a Delegacia de Polícia Federal em Ilhéus (2008-2009) e foi delegado regional de Combate ao Crime Organizado (2010-2011). No Maranhão, atuou como superintendente regional da Polícia Federal (2011-2013).
Em 2013, retornou a Brasília para assumir a Diretoria de Operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça, quando foi coordenador nacional da Segurança da Copa do Mundo 2014 e coordenador da Segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Rio de Janeiro.
Sampaio estava no cargo de secretário adjunto da Segurança Pública e da Paz Social do DF desde maio de 2017.
-
Tráfico de pessoasItamaraty alerta para falsas propostas de emprego no Sudeste Asiático
-
RumoresMedir a glicose por meio do suor ainda é ficção, afirma Sociedade Brasileira de Diabetes
-
Março AzulCâncer de intestino cresce entre jovens e já é o 3º mais frequente no Brasil
-
#VacinaDFDF terá 50 pontos de vacinação neste sábado (28); confira locais e horários
-
Cerca de 40 mil pessoasFebre amarela: Saúde do DF convoca população até 59 anos para vacinação
-
Segunda, 02 de marçoSemana começa com 381 vagas de emprego nas agências do trabalhador
-
Sem custo adicionalConta de luz continua com bandeira tarifária verde em março de 2026, diz ANEEL
-
Neoenergia BrasíliaTarifa Social de Energia Elétrica: quem não atualizar dados pode perder benefício