Curta nossa página

Até 9 de fevereiro

São Sebastião recebe 30ª edição do programa Cidades Limpas

Publicado

Foto/Imagem:
Guilherme Pera

Um dos programas mais bem-sucedidos do governo de Brasília, o Cidades Limpas, está em sua 30ª edição. Nesta segunda-feira (29), foi lançada a segunda em São Sebastião, no estacionamento da feira permanente. A região recebe as ações até 9 de fevereiro.

O objetivo é proporcionar melhoria imediata do ambiente por meio de ações de limpeza, conservação e urbanização. A força-tarefa vai contar com 263 trabalhadores de 21 órgãos do governo. A Secretaria das Cidades coordena os trabalhos.

“O Cidades Limpas contribui para o aumento da autoestima da população ao mesmo tempo em que ajuda a diminuir os casos de dengue, chikungunya e zika”, disse o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na cerimônia de lançamento nesta manhã.

“O programa aproxima governo e população ao deixar os órgãos em permanente atuação nas diversas regiões do DF. Ele melhora a limpeza e a urbanização locais”, destacou o secretário das Cidades, Marcos Dantas.

A novidade fica por conta da vacinação antirrábica gratuita de cães e gatos e o cadastramento de animais para posterior castração. Além das novas ações, serviços de poda de árvore, tapa buracos, manejo ambiental e vistoria para o combate à dengue continuam.

“Sempre tentamos trazer novidades. No ano passado, fizemos uma parceria com a Polícia Civil do DF para emissão de carteiras de identidade no programa. Agora, são as vacinas antirrábicas para cães e gatos e o cadastramento para castração desses animais”, disse o subsecretário de Operação nas Cidades, Manoel Alexandre.

Está prevista ainda a revitalização da feira permanente, onde ocorrerá melhoria na iluminação, ajustes no alambrado, roçagem, pintura de meio-fio e das vagas no estacionamento.

Outra novidade para este ano é a parceria com o Fábrica Social. Participantes do programa vão confeccionar os uniformes para a força-tarefa nas regiões administrativas.

De acordo com a Secretaria das Cidades, os casos de dengue no DF diminuíram 77,4% com a ajuda do programa de limpeza e conservação: foram 3.945 casos prováveis de janeiro a outubro deste ano. No mesmo período de 2016, a Secretaria de Saúde fez 17.490 registros.

Em 29 edições, o Cidades Limpas envolveu 4.613 trabalhadores de 19 órgãos do governo de Brasília. Nos 12 meses de atividades, foram usados 1.293 máquinas e equipamentos.

Até o fim de 2017, haviam sido removidas 86,3 toneladas de entulho, desobstruídas 2,9 mil bocas de lobo e recolhidas 250 carcaças.

Nesse período houve emissão de 747 carteiras de identidade, a manutenção, a troca e o reparo de 2,4 mil unidades na rede elétrica e a poda de 15,7 mil árvores.

Coleta seletiva de lixo – Na cerimônia de hoje, o governador destacou a desativação definitiva do Lixão da Estrutural em janeiro. “Este ano já começou com algumas medidas de muito simbolismo para a população de Brasília”, disse.

Ele anunciou ainda que São Sebastião terá coleta seletiva de lixo a partir de 20 de fevereiro. O serviço será prestado por uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis da própria região administrativa.

Aliado a isso, o governo combaterá o descarte irregular de resíduos. Todo veículo flagrado será apreendido, segundo o chefe do Executivo local.

Governo vai contratar pessoal para saúde, segurança e educação – Rollemberg citou também nomeações para a administração direta: 380 bombeiros militares e 405 servidores da saúde (sendo 293 médicos).

O governador lembrou ainda do lançamento do edital para concurso com 2 mil vagas para a Polícia Militar e a convocação, em fevereiro, de mais de mil profissionais da Educação, entre eles 648 professores.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense