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praças, parques e playground

Terracap entrega obras de paisagismo da terceira etapa do Jardim Botânico

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Os moradores da terceira etapa do Jardim Botânico já podem desfrutar das melhorias na infraestrutura da região. Com recursos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), foram entregues 24 praças, 12 parques infantis, seis pontos de encontro comunitários (PECs), duas quadras poliesportivas e um playground com piso emborrachado. O local recebeu 224 mil metros quadrados de grama e 87,9 mil de calçadas, além de 662 mudas de árvores frutíferas e ornamentais.

O trabalho, que se iniciou em abril de 2016 e foi lançado pelo governador Rodrigo Rollemberg, teve um investimento de mais de R$ 10 milhões. As obras foram executadas ao longo da Avenida das Paineiras e está recebendo os retoques finais, como decks de madeira e grama.

Além de beleza, as melhorias levarão comodidade, conforto e qualidade de vida aos habitantes da região. “As obras não demoraram muito desde que se iniciaram e melhoraram o convívio da comunidade. Todo dia, muitas crianças utilizam a praça central e as entrequadras”, afirma o analista de sistemas Douglas Zocante, de 38 anos, morador da região há seis anos.

A inauguração está prevista para este mês, mas as pessoas já utilizam os equipamentos. É o caso dos pequenos Luciano e Heloisa Fontenele, de 4 e 5 anos, que brincam quase todos os dias na praça em frente de casa. “As pracinhas internas têm o papel de socialização das pessoas desta região, que tem muitas famílias com crianças”, incentiva o pai dos irmãos, o analista ambiental Humberto Luciano, de 42 anos, morador do Jardim Botânico III há dois anos.

Lotes do Jardim Botânico são comercializados por meio de licitações

Dividido em cinco etapas, o Jardim Botânico é a 27ª região administrativa do DF e está entre os mais nobres setores residenciais de Brasília. A região, oficialmente criada em 2004, ainda está em crescimento. Tanto a terceira etapa como a primeira estão devidamente regularizadas. A segunda e a quarta estão em processo de regularização e a quinta é formada por terrenos particulares.

A área do setor habitacional pertence ao governo e é comercializada por meio de licitações públicas da Terracap. Por isso, de acordo com a Lei nº 6.766, é de responsabilidade da companhia assegurar que, nos loteamentos de sua criação, seja feita a infraestrutura básica em até quatro anos, a partir da obtenção da licença de instalação. O que também inclui as redes de água e de esgoto, o sistema de águas pluviais, a iluminação pública e o asfalto.

Boa parte dos 695 lotes que compões a terceira etapa do empreendimento, ainda estão disponíveis para venda. Para participar das licitações, é preciso ficar atento aos lançamentos dos editais, disponíveis no portal da Terracap, e seguir as regras propostas. Segundo a empresa, o próximo edital deve estar disponível em 30 de março.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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