Curta nossa página

Usuários e servidores defendem melhor gestão da saúde do DF

Publicado

Foto/Imagem:


Ao final da reunião desta quarta-feira (9) da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa (CESC), servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) relataram aos distritais os principais problemas que enfrentam, com destaque para as dificuldades de atendimento nas unidades hospitalares do DF. O debate foi aberto pelo presidente da CESC, deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT).

O distrital anunciou aos participantes que aquela comissão vai realizar, em data próxima ainda a ser definida, uma audiência pública específica para que todos possam discutir suas reivindicações com os gestores da saúde pública local. Também participaram das discussões de hoje os distritais Wasny de Roure (PT), Juarezão (PRTB) e Luzia de Paula (PEN) – todos membros da comissão.

“Estamos sofrendo muito com o transporte para podermos ir de ônibus ao hospital de Brazlândia fazer hemodiálise. Precisamos de mais alternativas”, reclamou Janete Rosa, paciente renal crônica, defendendo também melhoria na alimentação fornecida aos pacientes.

Já a médica Olga Oliveira, do Conselho de Saúde, propôs a melhoria de toda gestão do sistema, lembrando inclusive que os próprios servidores da Secretaria de Saúde enfrentam muitas doenças ocupacionais, em virtude do excesso de trabalho e das dificuldades gerais do atendimento ao público.

O presidente do Conselho de Saúde do DF, Helvécio Ferreira, fez uma detalhada análise dos problemas que afetam o sistema de atendimento aos usuários do SUS. “É preciso mudar a gestão como um todo. Nossas unidades de saúde são ilhas separadas. E a execução orçamentária precisa ser concretizada com mais eficiência”, defendeu.

“É preciso ressaltar que a questão principal da saúde no DF não é falta de dinheiro. Mas de gestão. Por isso, parabenizo os servidores da Saúde por lutarem, com tanto mérito, pela mudança do sistema”, enfatizou Wasny, defendendo a necessidade de ampliação do debate entre todos os segmentos envolvidos, com foco no bom atendimento aos usuários.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense