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Roda de Conversa

Moradores do Núcleo Bandeirante pedem atenção à saúde

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A equipe de Estratégia de Saúde da Família da Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, será reconstituída e terá o funcionamento normalizado no início de outubro. A garantia do programa de assistência primária foi dada pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na noite dessa quinta-feira (22), na Roda de Conversa que ocorreu no Salão Comunitário, com a presença de cerca de 500 pessoas. Atenção à saúde foi um dos principais pedidos de moradores da região administrativa.

“O compromisso nesse momento é para que a gente possa implementar unidades de pronto-atendimento [UPAs] para fortalecer os trabalhos na saúde”, afirmou o governador. Há um mês, houve remanejamento na equipe, com a saída de uma médica, no entanto o programa está garantido e há assistência para quem precisar do serviço.

Outro ponto levantado no encontro do governador com a população foi sobre a regularização de terras. A moradora Juliana Soares contou que a situação das propriedades é um incômodo à comunidade. “Existe um medo também por causa do período das chuvas, para não acontecer nenhuma tragédia com as pessoas em área de risco.”

Rollemberg disse que a regularização de terras é uma preocupação do Estado. O governador ressaltou que as ações deverão ser feitas já com infraestrutura. “O ideal é fazer o remanejamento das pessoas que estão em área de risco para locais mais seguros”. Na região, um posto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) orienta gratuitamente sobre o planejamento de estruturas para moradias em situação de vulnerabilidade. Para dar mais tranquilidade durante o período de chuvas, a companhia tem feito ações de limpeza de rio e de revitalização nas ruas.

O representante da Associação de Moradores da Vila Cauhy Walter Marques perguntou ao governador sobre a situação de quem precisa trabalhar, mas não tem com quem deixar as crianças. “Quando não existe creche, nega-se a possibilidade de essas mães criarem os filhos de uma maneira melhor.” Rollemberg adiantou que o governo providenciará creches para famílias que tenham crianças de 4 e 5 anos.

O governador destacou outras ações voltadas à educação, como os novos Centros Interescolares de Línguas — que passaram de nove para 13 na sua gestão — e os simulados gratuitos preparatórios ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para alunos do terceiro ano do ensino médio.

Dos 500 participantes da Roda de Conversa, 98 inscreveram-se para falar com o governador — 46 da sociedade civil e 52 de movimentos sociais, como líderes comunitários. Por meio de sorteio, 12 tiveram a oportunidade de fazer perguntas. O encontro da população com Rollemberg ainda reúne gestores do Executivo local para ouvir as queixas da comunidade e encaminhá-las aos órgãos competentes.

Essa foi a nona edição da Roda de Conversa. Neste ano, ela já passou por Águas Claras, Brazlândia, Planaltina, Riacho Fundo II e São Sebastião. Em 2015, foi à Candangolândia, ao Itapoã e ao Recanto das Emas. O objetivo desses encontros do governador de Brasília com a população, organizados pela Subchefia de Interação Social, da Chefia de Comunicação Institucional e Interação Social do DF, é identificar as principais necessidades de cada região administrativa e, com isso, passar ao governo informações para a construção de políticas públicas com resultados mais eficazes, de acordo com as necessidades apontadas pelos moradores.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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