Curta nossa página

Preparação gratuita para o Enem

#BoraVencer ajuda 42 alunos a conquistarem vaga na Universidade de Brasília

Publicado

Foto/Imagem:


Bastava uma oportunidade para revisar o conteúdo do vestibular para que Karoline Araújo de Castro Ferreira, de 18 anos, garantisse uma vaga no curso de ciência política (eram 10,8 candidatos por vaga para escolas públicas). Moradora de Ceilândia, a jovem é um dos 42 aprovados para a Universidade de Brasília (UnB) que assistiram aos aulões do #BoraVencer. O projeto da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude ofereceu preparação gratuita para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em abril e maio, a 5 mil jovens.

A participação no #BoraVencer ajudou Karoline a tirar as dúvidas em matérias que vinha estudando sozinha. Ela terminou o ensino médio em 2015 no Centro de Ensino Médio nº 2 de Ceilândia e passou os primeiros seis meses deste ano dividindo-se entre o trabalho como jovem aprendiz do programa Jovem Candango e os estudos, na Biblioteca Pública de Ceilândia (QNN 13). “Passar na UnB requer muito esforço, e eu tinha de trabalhar para ajudar em casa. Foi o #BoraVencer que me deu condições de me preparar para o vestibular. Sem ele, não teria conseguido”, conta. Karoline foi a dois dos quatro aulões oferecidos: de matemática, em 30 de abril, e de linguagens, códigos e redação, em 21 de maio.

Frequentar a UnB é uma conquista que Karoline partilha com a família. “É uma alegria enorme estudar aqui, meus pais estão muito orgulhosos”, comemora a caloura de ciência política. Ela conta que tinha decidido cursar direito em uma faculdade privada, mas, mesmo com bolsa de 50%, desistiu quando viu o nome na lista de aprovados da universidade pública.

Próximas edições do #BoraVencer

Com o sucesso da primeira edição do #BoraVencer, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude decidiu abrir novas frentes do programa. Nesta segunda-feira (5), começou o #BoraVencer Intensivão, no qual os estudantes que se inscreveram terão dois meses de aulas preparatórias para o Enem, de segunda a sexta-feira, até 4 de novembro. O Ministério da Educação também oferece uma plataforma de simulado on-line, até 11 de setembro, aos candidatos que vão prestar a prova em 5 e 6 de novembro.

Os aulões temáticos (por disciplinas cobradas) para o Enem retornam em setembro. Serão quatro dias de atividade: 18 de setembro, 25 de setembro, 9 de outubro e 23 de outubro. Além disso, no fim de semana anterior ao do exame nacional, ocorrerá o #BoraVencer Dicas, em formato de palestras. Ele não está estruturado para ser um aulão, mas uma atividade mais descontraída.

Uma das questões a serem abordadas no#BoraVencer Dicas é o aproveitamento do tempo para fazer a prova. Na edição do primeiro semestre, orientações como essa foram passadas e deram bons resultados, de acordo com Luana Almeida, de 17 anos. Ela participou dos aulões de matemática e de linguagens, códigos e redação e passou para medicina veterinária (a concorrência era de 10,95 candidatos por vaga no sistema universal). “Já fazia cursinho particular, que me deu uma boa base em conteúdo, mas o #BoraVencer me ajudou a dividir melhor o tempo para responder às questões”, ressalta a aluna que concluiu o ensino médio em uma escola particular de Brazlândia de Minas, próximo a Unaí (MG).

Como surgiu o #BoraVencer

O #BoraVencer foi criado para atender a uma solicitação dos estudantes da rede pública de ensino apresentada na 3ª Conferência Distrital da Juventude, em outubro de 2015. “Eles passam a crer neles mesmos, se sentem capazes de construir uma realidade diferente da que os pais ou os amigos vivem”, destaca a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra. Com isso, segundo ela, os aprovados tornam-se também agentes de mudança onde vivem. “Eles acabam contagiando os amigos e reforçam a ideia de que ‘se ele conseguiu, eu também consigo’”, relata Aline.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Segurança Pública

Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
PMDF
Foto/Imagem: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.

“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.

Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.

CONTINUAR LENDO

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense