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A partir de segunda (29)

Roda de Conversa em Planaltina resulta em mudanças em linhas de ônibus

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A partir de segunda-feira (29), moradores dos bairros Buritis II, III e IV, em Planaltina, terão mais uma opção de ônibus para chegar ao Plano Piloto. A Linha 616.4, que sai do Arapoanga com destino aos Eixos Norte e Sul, passará também pelos três setores, sem que haja mudança no horário para não prejudicar quem já utilizava o transporte. A mudança é resultado de pedidos feitos ao governador Rodrigo Rollemberg durante a Roda de Conversa na noite desta quinta-feira (25) e de conversas prévias com moradores da região.

A necessidade de aumentar a oferta de ônibus foi uma das principais queixas dos moradores de Planaltina no evento. As Linhas Circulares 601.1 e 601.2, que eram opção para quem mora nos Buritis II, III e IV chegar até a Rodoviária de Planaltina e pegar outro ônibus com destino ao Plano Piloto, continuarão rodando e terão novos horários para que as pessoas que precisam estar muito cedo no terminal não precisem mais fazer o trajeto a pé. Cada uma das duas opções ganhou outros três horários. A 601.1 passará também às 4h20, às 5 horas e às 5h40. Já a 601.2, às 4h40, às 5h20 e às 6 horas.

Antes do sorteio dos inscritos que fariam perguntas a ele, o governador de Brasília fez um panorama dos próximos investimentos que a região deve receber. “Eu estava reunido hoje com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para discutir a liberação de alguns financiamentos. Um deles será para a implementação do Expresso Norte, que, sem dúvida, vai significar melhoria muito grande para o transporte público de Brasília”, disse, ao citar ainda a construção da Casa de Cultura — que já está com 40% das obras concluídas e deve ser entregue no início do ano que vem — e a reforma do terminal rodoviário. O encontro ocorreu no Restaurante Comunitário de Planaltina.

A Roda de Conversa em Planaltina reuniu 750 pessoas, das quais 36 da sociedade civil e 34 de movimentos sociais se inscreveram para fazer perguntas diretamente a Rodrigo Rollemberg.

Iluminação pública em Planaltina

O presidente da Organização de Ação Social Esporte e Cultura do Buritis III, Rogério Vieira, de 42 anos, pediu mais iluminação, além da já instalada em dois becos no setor — uma luta que, segundo ele, se arrastou por anos. “A iluminação no Buritis ainda tem de ser reforçada, muitos postes são antigos e precisam ser trocados em quadras de esporte, áreas verdes e becos”, disse.

Outra questão apresentada por Vieira, que vive na região há 28 anos, foi a instalação de dois pontos de encontro comunitário no setor. Segundo Rollemberg, a administração regional vai licitar em cerca de um mês 21 PECs, que serão distribuídos em vários locais de Planaltina.

A regularização fundiária foi outro tema abordado pelos moradores que participaram da conversa com Rodrigo Rollemberg. Segundo o governador, será marcada em breve uma data para a entrega de 500 escrituras na Vila Vicentina. “Em um ano e sete meses de governo, já entregamos mais de 12 mil escrituras e vamos entregar mais nesses próximos dias”, afirmou. A regularização fundiária é um dos pilares do programa Habita Brasília.

Retomada das obras no Centro Olímpico e Paralímpico

Segundo Rollemberg, na semana que vem será assinada a ordem de serviço para a retomada das obras no Centro Olímpico e Paralímpico de Planaltina, paradas desde 2012. As intervenções são estimadas em R$ 2,4 milhões. A área tem 35,7 mil metros quadrados, com espaço para quadra de tênis, paredão de escalada, pista de atletismo, campo de grama sintética, ginásio poliesportivo, piscinas e quadra de esportes. A estrutura fica no Setor Recreativo e Cultural Módulo Esportivo. Iniciado em 2009, o centro já está 90% concluído.

Morador do assentamento Oziel Três, Indoleto Pereira de Deus, de 64 anos, quer mais infraestrutura para o local em que vive. “Temos dificuldade para arar a terra e produzir, precisamos de ajuda”, disse. Em resposta, o governador informou que pedirá à Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para enviar técnicos que ajudem a comunidade a realizar o serviço o mais breve possível.

De acordo com a última Pesquisa por Amostra de Domicílios (Pdad) de Planaltina, divulgada em 2015, a população urbana estimada é de 189.412 habitantes, com 51,10% de mulheres. A região tem um total de 54.286 domicílios urbanos, com predominância de casas (51.305), que representam 94,49% das residências. O lugar foi fundado oficialmente em 19 de agosto de 1859.

Políticas públicas mais eficazes

Esta é a oitava edição da Roda de Conversa. Em 2015, a iniciativa passou por Candangolândia, Itapoã e Recanto das Emas. Neste ano, a atividade já atendeu os moradores de São Sebastião, Águas Claras, Brazlândia e do Riacho Fundo II.

O objetivo das Rodas de Conversa, organizadas pela Subchefia de Interação Social, da Chefia de Comunicação Institucional e Interação Social do DF, é identificar as principais necessidades de cada região administrativa e, com isso, passar ao governo informações para a construção de políticas públicas com resultados mais eficazes, de acordo com as necessidades apontadas pelos moradores.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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