Câmara Legislativa
Aprovada prioridade de matrícula próxima à residência de estudante com deficiência
A Comissão de Assuntos Sociais aprovou, na manhã desta quarta-feira (15), proposta (PL nº 1.055/2016) que prioriza a matrícula de estudante com deficiência locomotora nas escolas públicas próximas de sua residência. O objetivo, segundo o autor, deputado Wellington Luiz (PMDB), é garantir educação básica indistintamente aos cidadãos, não excluindo os estudantes com sérias dificuldades locomotoras.
Ao assegurar a matrícula na escola mais perto da casa do estudante com deficiência, o projeto quer facilitar o acesso e a permanência do aluno na escola. A relatora da matéria, deputada Luzia de Paula (PSB), argumentou que a iniciativa vai combater a evasão escolar de meninos e meninas com deficiência.
Concurso – Também aprovado pela comissão, por unanimidade, o projeto (PL nº 287/2015) que insere a visão monocular como deficiência na Lei Geral do Concurso Público (Lei 4.949/2012). Desse modo, as pessoas que enxergam com apenas um olho terão a prerrogativa de disputar as vagas reservadas aos deficientes. O deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), autor da proposta, alega que há “disparidades de decisões judiciais” acerca da matéria. A intenção do parlamentar é garantir esse direito no DF.
Participaram da reunião de hoje os deputados Cristiano Araújo (PSD), professor Israel (PV), Luzia de Paula (PSB) e Roosevelt Vilela (PSB).
-
#VacinaDFDF terá 50 pontos de vacinação neste sábado (28); confira locais e horários
-
RumoresMedir a glicose por meio do suor ainda é ficção, afirma Sociedade Brasileira de Diabetes
-
Cerca de 40 mil pessoasFebre amarela: Saúde do DF convoca população até 59 anos para vacinação
-
Segunda, 02 de marçoSemana começa com 381 vagas de emprego nas agências do trabalhador
-
Neoenergia BrasíliaTarifa Social de Energia Elétrica: quem não atualizar dados pode perder benefício
-
Sem custo adicionalConta de luz continua com bandeira tarifária verde em março de 2026, diz ANEEL
-
Ligue 180Conta de luz vira aliada no enfrentamento à violência contra a mulher no DF
-
Transporte públicoProgrma Vai de Graça do GDF completa um ano com mais de 38,2 milhões de viagens