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“Paz sim, Violência não!”

Corrida em homenagem aos 207 anos da Polícia Militar reúne 2 mil pessoas

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Com o tema “Paz sim, Violência não!”, 2 mil pessoas participaram neste domingo (29) da 12ª edição da Corrida Tiradentes pela Cidadania, organizada pelo sistema de segurança pública do Distrito Federal. O evento homenageou os 207 anos da Polícia Militar, comemorados em 13 de maio. Os corredores dividiram-se entre as categorias feminina e masculina, com trajetos de 7 e de 10 quilômetros. Passaram pelos Setores Hoteleiro e Comercial Sul, pela Esplanada e voltaram à sede do Executivo local.

Promovida em parceria com a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, que forneceu a estrutura, a prova integra o Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, programa do governo de Brasília de ações integradas das forças de segurança. O sistema de segurança pública é composto pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, pelas Polícias Civil e Militar, pelo Corpo de Bombeiros Militar e pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). “O esporte é um dos principais eixos para incluir a sociedade na conscientização sobre a paz”, destaca a secretária Márcia de Alencar Araújo.

A largada ocorreu por volta das 9 horas, em frente ao Palácio do Buriti. Antes do início, houve muita música com a banda da Polícia Militar. “Vou correr os 7, mas meu plano no ano que vem é me preparar para também começar a fazer os 10 quilômetros”, afirma a engenheira civil Ana Fernanda Souza, de 29 anos, que participou pela primeira vez.

Todos os corredores receberam camisetas, bonés e números de identificação e foram escoltados por viaturas da PM ao longo dos percursos. No final, logo após a chegada, houve distribuição de kits com água, suco, barra de cereal e fruta. A prova custou R$ 200 mil — metade bancada pela Polícia Militar e a outra, pela Segurança Pública.

Ganhadores

Vencedora dos 10 quilômetros femininos, com 47 minutos e 58 segundos, a sargento da Polícia Militar Ana Maria dos Reis confessa que não esperava completar a prova em primeiro lugar “Estou me preparando para uma corrida de 60 quilômetros, em que o ritmo é diferente, mais devagar. Essa de hoje foi um bom treino. Fiquei satisfeita com o meu resultado”, destaca a militar.

No masculino, a vitória dos 10 quilômetros foi do pedreiro Robélio Ribeiro, de 30 anos. Ganhador também da corrida de Corpus Christi, na quinta-feira (26), ele revela a estratégia: “Meu plano era sair forte para ninguém mais me alcançar”. O primeiro colocado fechou o percurso em 34 minutos.

Nas categorias feminina e masculina dos 7 quilômetros, os primeiros lugares ficaram com Aline Kristina Barbosa e Silvestre Costa, respectivamente.

Os vencedores receberam o Troféu Cabo Renato, nome em memória do servidor da Polícia Militar que morreu enquanto atendia a uma ocorrência criminal, em fevereiro. Renato Fernandes tinha 37 anos — 13 dedicados à corporação. “É uma honra para a PM ser homenageada pelos serviços prestados à população. A corporação e o cabo Renato merecem”, afirma o comandante-geral, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira.

“O esporte é parceiro de todas as áreas: da saúde, da educação, da segurança. Por meio dele, sempre podemos integrar ações como essa”, diz a secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros. A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar também deram suporte ao evento.

Maio Amarelo

A corrida abriu espaço para a conscientização no trânsito com a campanha Maio Amarelo. O Detran-DF distribuiu kits com adesivo, boné e chaveiro para os participantes. Fizeram parte da programação outras atividades, como jogo de perguntas e respostas sobre segurança no tráfego. Equipes dos Yellow Man(artistas vestidos e pintados de amarelo) e dos Amigos do Trânsito ajudaram na entrega dos kits e interagiram com o público.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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