Cooperação técnica, científica e educacional
GDF fecha parceria com Moçambique para melhoria de ações comunitárias

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social e a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, com sede em Maputo, Moçambique, assinaram um protocolo de intenções nesta segunda-feira (2). O ato ocorre um dia antes de Brasília ser a primeira cidade do País a receber a tocha olímpica e no mês em que é celebrado o Dia Internacional da África, em 25 de maio.
O objetivo da parceria é promover a cooperação técnica, científica e educacional entre a pasta e a organização não governamental presidida pela ativista moçambicana Graça Machel, viúva de Nelson Mandela e mundialmente conhecida pelo trabalho em prol da justiça social, do empoderamento feminino e da cultura de paz. Graça veio a Brasília para a assinatura e foi recebida pelo governador Rodrigo Rollemberg, que entregou à visitante a Bandeira Nacional.
“O que fazemos aqui é compartilhar experiências bem-sucedidas. Queremos transformar Brasília em uma referência da cultura de paz. Sabemos que ainda vivemos numa sociedade desigual, com muita violência doméstica, contra a mulher e contra os jovens — especialmente jovens negros”, afirmou Rollemberg. “Recebemos a Graça Machel em um momento histórico, logo antes da Olimpíada, que talvez represente o evento mundial mais significativo em que os povos deixam suas diferenças de lado”, completou.
Os trabalhos da cooperação serão aplicados no Viva Brasília — Pacto pela Vida, programa de segurança pública do governo local. “É grande a honra de fazer parte desse momento em que Brasília vai receber a tocha olímpica. Assinamos aqui um compromisso de colocar na cabeça das pessoas a semente da paz”, disse a ativista.
Ato pela Paz Mundial
Graça Machel fica até quarta-feira (4) em Brasília. Por volta das 18h30 desta terça (3), ela discursará no Ato pela Paz Mundial, evento organizado pelas Secretarias de Cultura, de Esporte, Turismo e Lazer e da Segurança Pública e da Paz Social para preparar a chegada da tocha olímpica à Esplanada dos Ministérios. A pacifista, que foi ministra da Educação e Cultura de seu país por 10 anos, exaltará Brasília como Cidade da Paz. De 1976 a 1986, Graça era também a primeira-dama de Moçambique, casada com Samora Machel, o primeiro presidente da nação africana.
Participaram do evento de hoje a colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do governador; a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo; os comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, e da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira; o diretor-geral do Departamento de Trânsito, Jayme Amorim; a secretária-adjunta de Cultura, Nanan Catalão; o subsecretário do Sistema Penitenciário, Anderson Espíndola; e os embaixadores de Moçambique, Manuel Tomás Lubisse, e da África do Sul, Joseph Ntshikiwane Mashimbye.

-
#VacinaDF
Mais de 272 mil doses de vacina contra a gripe já foram aplicadas no DF
-
Continua acumulada
Mega-Sena 2864 pode pagar prêmio de R$ 68 milhões neste sábado (17)
-
Atlas da Violência 2025
Taxa de mortes em acidentes com motocicletas cresce 12,5% no país
-
Justiça Eleitoral
Cármen Lúcia pede que eleitor regularize título até segunda-feira, 19 de maio
-
#VacinaDF
Vacinação contra a gripe é ampliada para toda a população do DF
-
Nesta quinta, 15
Sem ganhador, Mega-Sena 2863 pode pagar prêmio de R$ 60 milhões
-
Sobradinho II
GDF inaugura quarto Centro de Referência da Mulher Brasileira
-
#VacinaBrasil
Gripe é a principal causa de mortes por SRAG em idosos, alerta Fiocruz