Informativo Epidemiológico nº 13
Secretaria de Saúde confirma mais 71 casos de dengue no Distrito Federal

A Secretaria de Saúde confirmou mais 71 casos de dengue em moradores de Brasília, na 12ª semana epidemiológica de 2016 (de 20 a 26 de março). O número consta do Informativo Epidemiológico nº 13, divulgado nesta quarta-feira (30). Desde o início do ano, são 7.821 confirmações da doença. Em 2015, no mesmo período, foram 2.006 registros. No Entorno, computaram-se 1.229 ante 142 no ano passado. A capital e a região vizinha somam 9.050 ocorrências.
No Distrito Federal, Brazlândia segue como a região administrativa com o maior número de casos (1.405), seguida por Ceilândia (892) e por Taguatinga (673). São Sebastião teve 666 ocorrências.
Segundo o boletim da Saúde, a maioria dos enfermos tem usado a rede pública para se tratar. Estão sob acompanhamento em unidades de saúde do governo de Brasília 6.133 casos (78%) e em hospitais privados, 1.267 (16%). Do total de 7.821, não foram classificados 295 (4%) e 126 (2%) usam o sistema público de Goiás.
Além das confirmações, o informativo apresentou 10.433 suspeitas de dengue. Como algumas ocorrências demoram a ser registradas, os números referentes a cada semana epidemiológica podem sofrer alterações.
Zika e chikungunya
O levantamento da secretaria também apresenta dados do zika vírus e da febre chikungunya, ambos também transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. Desde o início do ano, 38 brasilienses foram diagnosticados com zika vírus. Desses, 25 contaminaram-se na capital, 12 em outras unidades da Federação (Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Tocantins) e um ainda não foi identificado.
Os casos de gestantes com zika são contabilizados desde dezembro. Até o momento, o vírus já foi confirmado em 19 grávidas — 11 moradoras de Brasília, sete de Goiás e uma de Mato Grosso.
Como a dengue, a quantidade de casos de febre chikungunya cresceu em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2016, a Secretaria de Saúde confirmou 34 pacientes com a doença em Brasília. No ano passado, dois. O boletim informa que, dos moradores de Brasília, apenas seis se contaminaram no DF. Os demais (25) infectaram-se nas seguintes unidades federativas: Bahia, Goiás, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
Combate ao mosquito
Nesta semana, a força-tarefa do governo de Brasília para erradicar o Aedes aegypti concentra-se no Itapoã. Amanhã (31), cem militares do Corpo de Bombeiros, 120 do Exército Brasileiro e 15 agentes da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, farão vistorias em busca de possíveis criadouros do mosquito na região administrativa, que apresentou 306 casos de dengue desde janeiro.
Acesse a íntegra do boletim.

Segurança Pública
Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.
“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.
Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Vaticano
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
-
Beleza do Olhar
Conheça o método que está redefinindo o transplante de sobrancelhas