TJDFT
Inaugurado Fórum Desembargador Valtênio Mendes Cardoso, no Recanto das Emas

Foi inaugurado nesta segunda-feira (28), o Fórum Desembargador Valtênio Mendes Cardoso, no Recanto das Emas. A cerimônia foi comandada pelo Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, que conduziu o ato de descerramento da placa alusiva à inauguração, acompanhado pela 1ª Vice-Presidente, desembargadora Carmelita Brasil; pelo 2º Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio Júnior; e pelo Corregedor da Justiça do DF e dos Territórios, desembargador Romeu Gonzaga Neiva.
Além das autoridades mencionadas, compuseram o dispositivo de honra da cerimônia a Procuradora de Justiça, Eunice Carvalhido, representado o Procurador-Geral, Leonardo Bessa; a juíza Theresa Karina de Figueiredo Gaudêncio Barbosa, Diretora do Fórum ora inaugurado; o Administrador Regional de Recanto das Emas, Fábio Viana Ávila; e a Vice-Presidente da OAB-DF, Daniela Teixeira. A solenidade contou com a execução do Hino Nacional e do Hino à Bandeira, conduzidos pela Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, sob regência do maestro Capitão D’Almeida.
Primeiro a falar, o Administrador Fábio Viana Ávila contou a história do Recanto das Emas, que começou em 1983 com objetivo de atender uma demanda de moradia do programa de assentamento do governo do DF à época. “Ao longo dos anos vem se transformando como novo pólo de desenvolvimento econômico, chegando a uma população de 145 mil pessoas, sendo que 30% da mão de obra local é absorvida na própria cidade”, contou o Administrador, o qual demonstrou satisfação por uma iniciativa do Poder Judiciário que vai promover os serviços públicos à comunidade.
Em seguida discursou a juíza Theresa Karina Barbosa, Diretora do Fórum inaugurado, que falou em nome das juízas das quatro varas inicialmente instaladas: uma Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões; uma Vara Criminal e Tribunal do Júri; um Juizado Especial Cível e Criminal; e um Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. “Nossa missão é promover a pacificação social, porque não há paz sem justiça”, disse a juíza, ao mencionar que o Fórum deverá contribuir para reduzir os índices de violência da cidade. Além das varas citadas, a magistrada relembrou que o espaço abriga os serviços do Ministério Público, da Defensoria e da Secretaria de Justiça do DF.
Por último discursou o Presidente do TJDFT, o desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, que afirmou hoje ser um dia jubiloso para a pujante cidade do Recanto das Emas. O Presidente relembrou que a inauguração de uma unidade judiciária nas cidades de outros Estados brasileiros sempre foi motivo de celebração intensa, já que o município era elevado à condição de Comarca. No caso peculiar do DF, a região administrativa é promovida a Circunscrição Judiciária. “O Recanto das Emas preencheu com sobras todos os requisitos necessários para a construção do novo Fórum”, destacou o Presidente, ao considerar os números socioeconômicos da cidade que apontam para sua capacidade e progresso.
O desembargador Getúlio de Moraes Oliveira agradeceu a bancada parlamentar do DF no Congresso Nacional e a todos os setores da Administração local envolvidos na construção do Fórum, além dos servidores da Casa. Ele também fez questão de homenagear o desembargador Valtênio Mendes Cardoso, ex-Presidente do TJDFT, falecido em 2006, que dá nome ao novo Fórum. “A obra está dada!”, declarou o Presidente do Tribunal, ao final da cerimônia, confirmando o compromisso da atual Administração do TJDFT com o fortalecimento da Justiça de 1º grau.

Segurança Pública
Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.
“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.
Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Vaticano
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
-
Beleza do Olhar
Conheça o método que está redefinindo o transplante de sobrancelhas