Curta nossa página

Atenção!

Cartão do Passe Livre Estudantil começa a ser entregue nesta quinta (24)

Publicado

Foto/Imagem:


A partir desta quinta-feira (24), alunos que tiveram o cadastro para o Passe Livre Estudantil aprovado receberão o benefício. A entrega será feita em dia e horário agendados pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Na segunda-feira (21), a autarquia começou a enviar e-mails convocando os estudantes para retirar o cartão, que será entregue exclusivamente no posto da autarquia na Rodoviária do Plano Piloto. Até esta quarta-feira (23) de manhã, do total de 125 mil cadastros já feitos, 33 mil foram aprovados e 26,5 mil apresentavam pendências.

A expectativa do DFTrans é que seja marcada a média de 1,5 mil entregas por dia. O estudante precisa comparecer ao posto no dia agendado. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7 às 18 horas. “Ele [o aluno] tem de respeitar a data, senão vai ser remarcado para quando houver vaga de novo”, destaca o diretor de Tecnologia de Informação do DFTrans, Luciano Helou.

Os cartões serão entregues por 13 funcionários da autarquia que receberam treinamento específico. Para garantir mais segurança, o documento será impresso na presença de quem for retirá-lo. Depois da impressão, o servidor do DFTrans inicializará o cartão, para colocar no chip todas as informações do beneficiado. Os procedimentos, segundo Helou, duram poucos minutos. Maiores de 18 anos deverão buscar o próprio passe livre. Para os menores, a retirada poderá ser feita pelos titulares ou por um responsável legal, de acordo com o que foi informado durante o cadastro.

Os recadastrados
Quem já recebe o Passe Livre Estudantil não terá de ir ao posto, pois não precisará de um novo cartão. No entanto, esse grupo também receberá e-mail com informação sobre a situação cadastral. Nos casos aprovados, o aluno será reinserido no sistema automaticamente ao passar pelo validador do ônibus.

Prazo
O cadastramento e o recadastramento de alunos interessados em obter o Passe Livre Estudantil começou em 1º de março. O processo, obrigatório para todos os estudantes, é on-line, pelo site www.passelivreestudantil.df.gov.br, e termina em 1° de abril.

Depois da análise dos dados preenchidos no site, feita por 50 funcionários das empresas prestadoras de serviço de transporte público, a autarquia informa a situação cadastral ao aluno, por e-mail, em um prazo de até 20 dias úteis.

A Lei nº 4.462, de 13 de janeiro de 2010, assegura a gratuidade aos estudantes matriculados nos ensinos superior, médio ou fundamental ou em cursos técnicos e profissionalizantes com carga a partir de 200 horas-aula. A instituição precisa ser reconhecida pela Secretaria de Educação do DF ou pelo Ministério da Educação. Isso inclui pessoas que estudam nos centros interescolares de línguas do governo. “Nenhum aluno das instituições de ensino do DF que tiver direito ao benefício ficará sem obtê-lo. Mas nós pedimos para que não deixem para a última hora, a fim de que a análise de cada um seja concluída logo”, ressalta Léo Carlos Cruz, diretor-geral do DFTrans.

Essa é a primeira vez em que se faz eletronicamente o cadastramento para o Passe Livre Estudantil. A obrigatoriedade do número do cadastro de pessoas físicas (CPF) para ser inserido no sistema é outra novidade.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Segurança Pública

Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
PMDF
Foto/Imagem: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.

“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.

Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.

CONTINUAR LENDO

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense