Os rodoviários da Auto Viação Marechal encerraram a greve que havia interrompido o transporte público no Distrito Federal no início do dia. Com a suspensão do movimento paredista, a frota de ônibus coletivos começou a deixar as garagens e o atendimento aos usuários está sendo restabelecido de forma gradual.
A paralisação teve início na madrugada, exatamente às 4h, motivada pelo atraso no pagamento dos salários da categoria. Segundo informações do Sindicato dos Rodoviários do DF, a Marechal foi a única concessionária de transporte público da capital federal que não efetuou o repasse dos vencimentos aos trabalhadores dentro do prazo ou por meio de adiantamento salarial.
Impacto no transporte público e caos nas paradas do DF
A greve surpresa afetou diretamente a rotina de aproximadamente 175 mil passageiros que dependem diariamente do sistema nas seis regiões administrativas operadas pela empresa, incluindo Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Guará e Park Way.
Nas primeiras horas da manhã, paradas de ônibus lotadas e longas filas expuseram o transtorno enfrentado pela população, que precisou recorrer ao transporte por aplicativos, metrô ou caminhadas extensas para chegar ao trabalho e compromissos.
O presidente do Sindicato dos Rodoviários enfatizou que a intenção da entidade nunca foi prejudicar a comunidade, pedindo desculpas formais pelos transtornos. Contudo, defendeu que a greve é o principal instrumento de mobilização quando há descumprimento de obrigações trabalhistas básicas pela empresa.
Regularização dos salários motivou o retorno da frota
A volta dos ônibus às ruas ocorreu após uma assembleia realizada na garagem da empresa no P Sul, em Ceilândia. O movimento foi desmobilizado assim que os trabalhadores confirmaram o recebimento dos salários.
Por meio de nota oficial, a direção da Marechal confirmou que o processamento da folha foi concluído e os depósitos bancários nas contas dos funcionários foram efetuados, viabilizando o retorno imediato da categoria ao trabalho.