Curta nossa página

Organização integrada

Firmado plano de segurança para etapa da olimpíada na Capital

Publicado

Foto/Imagem:


Trinta e um órgãos do governo de Brasília e do Executivo federal assinaram, na manhã desta segunda-feira (7), o Plano Tático e Integrado de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Olímpicos Rio 2016 em Brasília, documento que define as atribuições de cada instituição para o evento. A solenidade foi conduzida pela secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar.

O plano especifica as ações de cada entidade antes e durante as disputas, de acordo com o estabelecido em protocolos nacionais e internacionais de segurança. A secretária destacou que a organização integrada é essencial para que haja resposta imediata em qualquer situação. “Teremos efetivo suficiente, inclusive no aeroporto, e em comunicação com a rede hoteleira. A operação será maior do que na Copa pela peculiaridade de se ter mais jogos em um período curto.”

Brasília sediará dez partidas de futebol durante a olimpíada, de 4 a 13 de agosto. Além da segurança nesses dias, o plano envolve o revezamento da tocha — que será iniciada pela capital em 3 de maio — e o acompanhamento dos atletas em hotéis, traslados e treinamentos.

A secretária Márcia de Alencar apresentou um comunicado do governo e informou que, a convite do governador Rodrigo Rollemberg, a viúva de Nelson Mandela, Graça Machel, participará do revezamento da tocha. “O governador quer marcar esse evento como algo que fará de Brasília um ambiente de cultura de paz.”

Telões em tempo real
“Com o plano, a gente desdobra o planejamento operacional específico, com os efetivos e os meios para garantir a ação”, explicou o coronel Paulo Roberto Oliveira, coordenador da Comissão Distrital de Segurança Pública e Defesa para os Jogos Olímpicos, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

A operação Olimpíadas será iniciada em 25 de abril, com a chegada do comboio para o fogo olímpico. As atividades de segurança serão coordenadas no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, localizado na Subsecretaria de Integração e Operações da pasta da Segurança Pública e da Paz Social. O espaço conta com 55 telões e sistema de monitoramento em tempo real.

Grandes eventos
Segundo o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues, o plano prevê ações específicas para qualquer cenário, como terrorismo, manifestações, violência urbana e desastre natural: “O Brasil tem dado exemplo de resultados positivos em grandes eventos e estamos preparados para esse desafio”. Durante os jogos da Copa do Mundo, em 2014, os visitantes estrangeiros classificaram Brasília como a cidade-sede mais segura, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.

A secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, e o comandante militar do Planalto, general do Exército César Leme Justo, entre outras autoridades, também participaram da reunião.

Atuação integrada
Diversos órgãos dos governos local e federal atuam na chamada operação Olimpíadas. Além dos já citados, trabalham as Secretarias de Saúde, de Mobilidade e da Casa Civil e Relações Institucionais, o Corpo de Bombeiros, a Agência de Fiscalização do DF (Agefis), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Departamento de Trânsito (Detran), a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), entre outros.

Na esfera federal, estão articulados, por exemplo, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Ministério da Defesa.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Se beber, não dirija!

Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Embriaguez ao volante - Maio Amarelo
Foto/Imagem: Freepik

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.

O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.

Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.

CONTINUAR LENDO

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense