1º Dia Letivo Temático 2016
Escolas públicas têm dia de mobilização contra o Aedes aegypti

Alunos da rede pública do Distrito Federal tiveram um dia bem diferente nesta sexta-feira (4). Todas as unidades de ensino participaram do 1º Dia Letivo Temático 2016, com o tema: Água e Saúde — Campanha de Combate ao Aedes aegypti. Professores promoveram palestras e atividades culturais sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.
A ideia da Secretaria de Educação é que a cada bimestre seja separado um dia para apresentar temas de relevância popular, com atividades extraclasse.
No Centro de Ensino Médio 804, no Recanto das Emas, professores cantaram músicas com letras sobre o combate ao vetor. O grupo Redondilha apresentou a peça teatral Pedro contra o mosquito, que conta a história de um estudante que incentiva a realização de ações preventivas na região onde mora. A direção e criação é da professora e contadora de histórias Nyedja Gennari, do Centro de Ensino Fundamental 301, também do Recanto das Emas.
Durante toda a manhã, agentes da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde, mostraram aos alunos como combater o mosquito e como identificar possíveis criadouros. O titular de Educação, Júlio Gregório Filho, esteve no Recanto das Emas e acompanhou as apresentações no CEM 804. “Eventos como esse quebram a rotina das salas de aula e são muito eficazes para transmitir a mensagem”, afirmou.
Também participaram das apresentações o secretário-adjunto de Educação, Clovis Lucio da Fonseca Sabino; o subsecretário de Educação Básica do DF, Daniel Crepaldi, e o coordenador regional de ensino do Recanto das Emas, Marcos Antônio Faria.
Ações contínuas
O governo de Brasília permanece mobilizado, e uma força-tarefa envolvendo diversos órgãos continua na próxima semana. Militares do Corpo de Bombeiros estarão em São Sebastião e Taguatinga. Já os militares do Exército Brasileiro vão percorrer casas no Lago Norte e no Paranoá. Os agentes da Vigilância Ambiental seguem com o trabalho em Brazlândia, que também recebe a passagem de fumacê.
De acordo com o último informe epidemiológico da Saúde feito até 1º de março, foram confirmados 4.196 casos de dengue em todo o DF. O número é 341,22% maior que o medido até o mesmo período do ano passado, quando 951 haviam sido confirmados. Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga são as regiões administrativas que apresentam maior número de casos — 2.172.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia