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Acesso livre e gratuito

3ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura começa nesta sexta, no Mané Garrincha

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Começa nesta sexta-feira (21) a 3ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, no espaço bienal, construído no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A abertura será no Auditório Nelson Rodrigues, às 9 horas, e a feira segue até 30 de outubro. A programação inclui exposições literárias, homenagens a autores e shows de artistas.

A cada edição, fazem-se duas homenagens a autores literários — um brasileiro e um estrangeiro. Neste ano, serão homenageados a poetisa, professora e filósofa Adélia Prado (dia 21, às 20 horas) e o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos (dia 27, também às 20 horas).

Na sexta-feira (28), Boaventura receberá o título de cidadão honorário de Brasília às 11 horas. As três cerimônias serão no Auditório Nelson Rodrigues.

Ainda hoje (21), haverá um sarau poético no palco Leminski, a partir das 21 horas, para apresentação de livros independentes. A área do palco estará reservada nos dias da feira para a Bienal Independente, versão menor do evento voltada para a produção separada de grandes distribuidoras. O espaço terá participação de 30 selos e editoras com publicações à venda.

Às 22 horas de hoje (21), o músico Arnaldo Antunes fará show no palco Torquato Neto. Ele será o primeiro de cinco artistas a fazer apresentações musicais. Chico César e Zizi Possi estão entre os destaques musicais.

Histórico da Bienal Brasil do Livro e da Leitura em Brasília

A versão de Brasília da Bienal Brasil do Livro e da Leitura ocorre a cada dois anos desde 2012. Assim como a primeira, a de 2014 foi na Esplanada dos Ministérios. A feira mudou para o Mané Garrincha para dar outros usos ao estádio. O acesso é livre e gratuito, e a expectativa é que o público supere o de versões anteriores, que registraram a presença de mais de 300 mil visitantes e 70 mil estudantes da rede pública de ensino.

Segundo os números divulgados para o evento de 2016, mais de 170 expositores, entre editoras, cafés e autores independentes, farão parte das exposições. Cerca de 120 escritores participarão de atividades como sessões de autógrafos e lançamento de livros.

O governo de Brasília apoia a 3ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura por meio da Secretaria de Turismo, que cedeu o espaço do Mané Garrincha, e da Secretaria de Cultura, que repassou R$ 1,45 milhão de emendas parlamentares.

O secretário de Cultura, Guilherme Reis, diz que a pasta está empenhada em apoiar a cultura literária em Brasília. “Desde o início do ano, fizemos circuitos de feiras literárias com várias administrações regionais, apoiamos a Feira do Livro de Brasília e agora a bienal”, enumera.

3ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura

De 21 a 30 de outubro
Das 9 às 22 horas
Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Entrada livre

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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